Bruno Porte está animado por chegar à AXA no primeiro ano de um novo ciclo de planejamento estratégico, que tem como objetivo colocar a seguradora entre as cinco maiores do mercado brasileiro no segmento em que atua até 2027. O executivo acaba de chegar de um evento que reuniu, na França, a liderança executiva do Grupo AXA, com pessoas de mais de 50 países. Ele afirma que o Brasil é uma prioridade e que a seguradora francesa tem apetite para aproveitar as oportunidades em mercados internacionais.
“Temos o desafio de preparar a seguradora para o futuro, viabilizando com a tecnologia maior diversificação de produtos, canais de distribuição e ganhos de eficiência, tendo em mente proporcionar a melhor experiência para nossos colaboradores, parceiros de negócios e clientes”, diz o vice-presidente de transformação e tecnologia da AXA no Brasil ao Sonho Seguro.
O principal pilar da estratégia 2023 a 2027 tem como base a visão 360 graus do cliente. Para isso, a seguradora tem revisitado produtos, diversificando a atuação, como mostra o lançamento do seguro auto frota em junho, e tem na pauta uma série de lançamentos para o segundo semestre deste ano e início de 2024, o que contempla a inclusão de vários produtos em plataformas digitais, para que sejam distribuídos em versões padronizadas para PMEs.
“A tecnologia é a base para aprimorarmos toda a companhia para este crescimento com base em dados e no digital. Temos uma plataforma pronta e uma nova que vem sendo construída para facilitar a vida do corretor e ajudá-lo a crescer com a diversificação de produtos com ofertas assertivas e simplificadas”, diz.
A ideia é ter um sistema unificado para transacionar informações e dados de diversos parceiros, fornecedores e clientes com uma visão única. Essa integração permitirá também aprimorar a inteligência de dados da companhia, possibilitando que todas as áreas criem produtos e soluções mais assertivas.
A AXA também está finalizando a adaptação ao Sistema de Registro de Operações (SRO), que possibilitará a fiscalização do setor de forma online. A carteira de vida é a única que falta entrar no sistema, o que acontecerá nos próximos meses.
O SRO, além de conferir mais governança e transparência ao setor, com a padronização de informações e a agilidade no acesso a dados, vem facilitando o ingresso das seguradoras no open insurance, ou sistema de seguros aberto. “A conexão com o Open Finance também estará pronta no início de 2024”, adianta Porte. “Estamos falando do processamento mensal de apólices, endossos, atendimento ao cliente em diversos canais de mais de 3 milhões de clientes. É um mundo de dados para analisarmos e irmos além na nossa entrega diária ao cliente final”.