A BB Seguros anunciou as finalistas da primeira edição do Prêmio BB Seguros de Inovação: Daoura, Diretrix, 88I Seguradora Digital, PIX Force e a WeCancer. A premiação tem como objetivo reconhecer as três startups que melhor impulsionaram o mercado de seguros do país com a criação de soluções estratégicas para o setor.
As finalistas irão se apresentar no palco do Demostage, no dia 25 para uma banca da BB Seguros. A cerimônia de premiação será no dia 26 e contemplará três empresas no palco principal do evento CQCS Insurtech & Innovation 2023.
Em 10 dias de inscrição mais de 40 startups que possuem solução ou produto sendo utilizado por clientes, com receita mínima anual projetada para 2023 de R$ 300 mil se inscreveram.
Ullisses Assis, CEO da BB Seguridade, contou ao Sonho Seguro um pouco mais sobre a premiação.
Qual o espírito do Prêmio, o que levou a BB Seguros a lançá-lo?
A inovação está no DNA da BB Seguros: é um valor declarado da nossa empresa e é um atributo da nossa marca. Nos últimos anos, nos preocupamos em definir uma estratégia de inovação (que está materializada na nossa Tese de Inovação, disponível no Relatório de Sustentabilidade), estimular uma cultura de inovação, criar processos e instrumentalizar nosso pessoal. Ou seja, buscamos praticá-la internamente. Mas sabemos da importância e necessidade de trabalhá-la de maneira aberta, também de fora para dentro. Assim, começamos a investir em CVC (Corporate Venture Capital) e pensamos: “por que não lançar um prêmio de inovação?”. Isso traz aproximação mais ampla com startups e reforça a nossa presença no ecossistema de inovação.
E sobre a expectativa de participação? Será uma aposta de longo prazo?
Temos as melhores expectativas, sentimos que este é o momento. O setor vem sendo saudavelmente provocado pelas iniciativas de inovação e há muito o que conquistar. Vemos muitas oportunidades de negócio – há clientes buscando soluções do setor e que ainda precisam ser atendidos. Nesse sentido, sim, é uma aposta de longo prazo. Temos um trabalho forte a ser feito, e reconhecer o mérito e o sucesso de quem trabalha nesse desafio, de quem promove os avanços necessários, nos parece ser um bom caminho a seguir.
Como tem sido a experiência da BB Seguros com a inovação? O Prêmio vem preencher uma lacuna para identificação de fornecedores de soluções?
A melhor possível. Temos iniciativas em todo o conglomerado. Para exemplificar, a Brasilseg – nossa empresa de seguros – já estruturou mais de 20 projetos piloto com startups por meio do Impulso Open, seu programa de inovação aberta. Os resultados são altamente promissores e com impacto significativo nas operações. Esse movimento, combinado com outras iniciativas internas e aculturamento dos colaboradores, renderam à Brasilseg o reconhecimento no Top 100 Open Corps 2022, que lista as 100 empresas mais inovadoras do país, ficando no top 5 no segmento de seguros. A Brasilprev, nossa empresa de previdência, foi reconhecida como uma das 20 mais inovadoras do país pela MIT Technology Review, na premiação Innovative Workplace. Lembro ainda que temos a Ciclic, nossa corretora digital, que provê soluções de proteção em várias frentes. Na holding, investimos em CVC, buscando tanto a solução de desafios atuais quanto a identificação de novos negócios. Assim, o prêmio vai além da identificação de fornecedores – queremos fornecedores sim, mas ainda mais parceiros e novos negócios. Já andamos bastante, e vamos continuar evoluindo!
As insurtechs vêm crescendo em participação em várias frentes de negócios no setor. O que você acha disso e qual o impacto desse movimento?
Nosso setor é bastante atrativo e com muitas oportunidades de negócios, e as insurtechs chegam com um novo olhar, com ideias que, se bem planejadas e implementadas, podem promover movimentos disruptivos importantes para a indústria da seguridade. Não vemos um futuro possível sem insurtechs, e por isso também estamos investindo nele, com iniciativas como a do Prêmio BB Seguros de Inovação. Sem esquecer dos investimentos que já fizemos em modernização tecnológica, sendo R$ 565 milhões em 2022 e com mais um montante relevante previsto para este ano. O impacto está aí, melhores produtos, melhores experiências para os clientes e a cultura de seguros e proteção sendo impulsionada.