A Tokio Marine comemora o melhor resultado de sua história de 63 anos. Em 2022, a seguradora registrou crescimento de 40,6%, enquanto o segmento em que atua (sem Previdência, Capitalização e Saúde) cresceu 21,3%. A produção atingiu a marca de R$ 10,6 bilhões em faturamento, meta inicialmente prevista para ser alcançada apenas em 2024. Desse montante, a Tokio Marine devolveu R$ 5,3 bilhões à sociedade em indenizações.
O lucro líquido chegou a R$ 570,1 milhões. O índice combinado, que mede a lucratividade das empresas (quanto mais abaixo de 100%, melhor), ficou em 95,3%. Esses números qualificam a Tokio Marine como a 2ª maior seguradora do país, sem considerar as operações securitárias ligadas a bancos. A companhia atende, atualmente, quase 39 mil corretores e assessorias.
Para o presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, que está prestes a completar 10 anos na liderança da seguradora, a estratégia de crescimento orgânico, com o compromisso de ofertar Produtos e Serviços de excelência, explicam o sucesso da companhia nos últimos anos. “Os resultados financeiros são uma consequência direta da motivação do nosso time de 2,3 mil colaboradores e dos investimentos constantes que realizamos para atender as demandas de corretores, assessorias e clientes. Temos muito orgulho desse desempenho histórico, não só do ponto de vista de negócios, mas também pelas iniciativas que implementamos em prol do bem-estar da sociedade”, analisa Ferrara.
Um dos principais fatores que impulsionaram o desempenho da Tokio Marine em 2022 foi a performance da Diretoria de Produtos Massificados, considerando especialmente os produtos Automóvel, Pessoas e RD Massificados. Na carteira de Automóvel, por exemplo, a Tokio Marine saiu da 4ª para a 2ª posição do ranking, com crescimento de 62% em relação ao ano anterior, quase duas vezes o crescimento do mercado, que foi de 33,2%. Já o seguro Residencial avançou 34,2% e o seguro Condomínio, 29%. Em seguro de Pessoas, a Tokio Marine alcançou o melhor resultado operacional da história, com mais de meio bilhão de reais em receita de vendas.
A Diretoria de Produtos Pessoas Jurídica também se destacou no período, ratificando o apetite da Tokio Marine por Grandes Riscos. O bom desempenho se deve ao aprimoramento de processos para garantir a agilidade na contratação do seguro, além do desenvolvimento de novas soluções para empresas de todos os tamanhos. Entre os produtos com crescimento significativo em 2022 estão: Riscos de Engenharia, 193,9%; Riscos de Petróleo, 165%; Riscos Cibernéticos, 81%; Agro Equipamentos e Fazendas, 79,8%; E&O, 62,3%; Riscos Nomeados, 45,1% e Garantia, 25,2%.
“Estamos bastante otimistas e confiantes que, neste ano de 2023, vamos continuar a trilhar esse caminho de sucesso. Nossa estratégia de negócios está baseada na valorização do Capital Humano, oferta dos melhores Produtos e Serviços para atender às demandas dos Parceiros de Negócios e Segurados e na ampliação da cultura do seguro no Brasil”, finaliza o presidente José Adalberto Ferrara.