Swiss Re, Guy Carpenter e ICEYE oferecem seguro paramétrico contra enchentes em Nova York

Fonte: Artemis

Eis aqui um exemplo do que o governo federal, estadual e municipal no Brasil podem fazer para mitigar os riscos e as perdas com enchentes e inundações. A seguradora Swiss Re Corporate Solutions, a corretora Guy Carpenter e a insurtech ICEYE estão empenhados em fornecer um esquema piloto paramétrico de seguro contra enchentes comunitários para os bairros da cidade de Nova York.

O projeto é liderado pela pesquisadora Carolyn Kousky, vice-presidente associada de economia e política do Fundo de Defesa Ambiental e do CNYCN. A CNYCN comprou o seguro paramétrico para financiar o pagamento de subsídios de emergência para famílias de Nova York que precisam de assistência após um desastre de inundação.

O gatilho paramétrico usa uma mistura de dados de satélite, sensores em tempo real no solo e imagens de mídia social, todos compilados pela insurtech ICEYE. Com essas observações, a extensão de um evento de inundação pode ser determinada em poucos dias e, assim, os fundos são liberados rapidamente para ajudar as comunidades mais afetadas com necessidades urgentes pós-desastre.

As famílias qualificadas receberiam um subsídio de até US$ 15 mil da CNYCN após uma grande inundação, com um portal de aplicativos aberto após um evento de inundação acionar os parâmetros para a cobertura do seguro. Se ocorrer uma inundação, a seguradora Swiss Re Corporate Solutions e a ICEYE determinarão a porcentagem de cada bairro segurado que caia na área inundada.

A Swiss Re Corporate Solutions emitirá um pagamento para a CNYCN para que ela possa distribuir fundos para famílias individuais qualificadas. Há alguma complexidade nesse gatilho, na forma como ele utiliza várias fontes de dados para determinar se um evento de inundação se qualifica para um acionamento e pagamento de seguro.

À medida que a tecnologia avança, gatilhos paramétricos mais complexos tornam-se viáveis ​​e confiáveis ​​o suficiente para dar suporte a produtos de seguros, permitindo a entrega de cobertura com risco de base reduzido e maior certeza de que os pagamentos serão feitos exatamente no momento em que são necessários.

“Inundações extremas e desastres naturais geralmente afetam mais as comunidades tradicionalmente marginalizadas, já que elas têm pouca ou nenhuma economia e geralmente são negados empréstimos pós-desastre, enquanto o financiamento federal é normalmente insuficiente ou extremamente atrasado”, disse Christie Peale, CEO e Diretora Executiva da o Center for NYC Neighborhoods. “Este programa inovador estimulará uma mudança real ao fornecer acesso imediato a fundos que ajudam a construir a recuperação.”

“Estou orgulhoso da forte parceria e inovação ousada que levaram a este piloto criativo, que ajudará as comunidades da linha de frente”, disse Kizzy Charles-Guzmán, diretor executivo do Gabinete de Clima e Justiça Ambiental do prefeito. “Como nossa cidade enfrenta um risco crescente de inundações devido a fortes chuvas e tempestades costeiras, precisamos de ferramentas ágeis destinadas a proteger a saúde financeira e o sustento dos nova-iorquinos.”

“A pesquisa descobriu que as famílias e comunidades de baixa renda sofrem desproporcionalmente com os desastres e se recuperam menos rapidamente. Este projeto-piloto foi projetado para disponibilizar recursos financeiros imediatamente e evitar que as famílias entrem em dificuldades financeiras ainda piores”, disse Carolyn Kousky, vice-presidente associada de economia e política do Fundo de Defesa Ambiental.

“Desastres de inundação não apenas têm um efeito imediato nas comunidades, mas seus impactos podem ser sentidos muito tempo depois que as águas da enchente baixaram. Este projeto específico, liderado inicialmente pela Universidade da Pensilvânia e agora pelo Fundo de Defesa Ambiental, é uma abordagem comunitária inovadora para responder a desastres de inundação, melhorando a resiliência financeira. Por meio do protótipo na cidade de Nova York, a equipe está garantindo que as necessidades imediatas de desastres das famílias de baixa renda possam ser atendidas. Somos gratos pela parceria com o Gabinete de Clima e Justiça Ambiental do Prefeito de Nova York, o Centro para Bairros de Nova York e outros parceiros técnicos”, disse David Corman, Diretor do Programa da National Science Foundation.

“Com a crescente frequência e gravidade do clima adverso que afeta as comunidades, é crucial que tomemos medidas para proteger os mais vulneráveis”, disse Jake Clark, chefe do setor público da América do Norte da Guy Carpenter. “Guy Carpenter tem a honra de fazer parte dessa importante solução e encorajamos outras comunidades a usar essas abordagens como um componente do gerenciamento de riscos de desastres”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS