Mulheres representam 68% do quadro de funcionários da Alper Consultoria em Seguros

Percentual está acima da média registrada no Brasil e também no mercado de seguros

A Alper Consultoria em Seguros comemora o Dia da Mulher sendo um dos destaques do setor de seguro na busca pela igualdade de gênero em postos de comando. No Brasil, as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança — quarto lugar no ranking global, segundo pesquisa da Grant Thornton, divulgada em março deste ano. No mercado de seguros, as mulheres representam 55% do total de trabalhadores, segundo pesquisa da Escola de Negócios e Seguros (ENS), divulgada em setembro de 2022. Em cargos de liderança há muito a avançar: há dois executivos homens em cargos executivos para uma mulher. Na Alper, 68% da equipe são mulheres, comemora Gabriela Rosati Pereira, diretora de marketing.

Em cargo de liderança a corretora já conta com 65 mulheres, sendo quatro diretoras, 29 coordenadoras, 24 gerentes e oito superintendentes. Entre elas, nenhuma estatutária no momento, mas isso deve mudar em breve. “Trabalho com seguros há 20 anos e posso afirmar que nossas conquistas são relevantes. A Alper é uma empresa que traz oportunidade para as mulheres, que conquistam suas posições com o apoio dos programas oferecidos em toda a empresa. Aqui não há uma guerra entre homens e mulheres. Cada profissional conquista sua posição de forma fluída, suave”, conta. 

Marcos Couto, CEO e presidente da Alper Seguros, é um dos principais incentivadores da igualdade de gênero. Ele é mentor do projeto Sou Segura. “É motivo de muito orgulho ter sido escolhido e poder contribuir para a evolução e maior presença das mulheres no mercado de seguros”, comenta.

Segundo ele, o que torna uma mulher imperdível para um cargo de liderança, além de competências e skills necessários para exercer a função, são duas características muito particulares nas mulheres. “A sensibilidade especial com as pessoas, que se traduz na capacidade de captar detalhes em tudo o que acontece, trazendo eficácia no cuidado com pessoas e tarefas, com um alto grau de comprometimento. Além da sensibilidade, as mulheres possuem a incrível habilidade de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, sendo multitasking, sempre de forma eficaz, com excelentes resultados. Não importa se são tarefas simples ou complexas”. 

Carolina Lima, diretora de gente e gestão, afirma que o modelo de Gestão de Gente (programa de desenvolvimento anual) proporciona feedbacks mais eficazes e ainda garante que o plano de desenvolvimento individual seja montado por uma equipe multidisciplinar. “Com isso, oferecemos, cursos, coaching e desafios alinhados ao momento de carreira de cada uma, proporcionando melhor aderência e resultado sustentável. Vejo como as principais características de uma líder a paixão em servir, proporcionar apoio e direcionamento para seus liderados em busca de resultados que equilibrem as motivações dos envolvidos. Uma liderança forte é aquela que fornece inspiração positiva ao seu time”.

Márcia Cruz dos Santos, acaba de assumir como diretora de benefícios filiais e filial Rio de Janeiro. “Embora a representatividade feminina tenha aumentado consideravelmente no setor, ainda há muitas oportunidades a serem desenvolvidas e as mulheres precisam sentir-se empoderadas para tal. O engajamento, empatia e sensibilidade das lideranças são fundamentais para incentivar as frentes de trabalho que trazem cada vez mais equidade nas organizações. Parte disso é o reconhecimento das habilidades do profissional, independente do gênero.”

Carolina Oliveira é diretora da filial Cruz Alta, Rio Grande do Sul. E é uma referência em todo o mercado de seguros por ter a gestão de uma carteira tão volumosa em clientes e em recursos, no segmento de agronegócios. Ela dá a receita de sucesso: “O cliente é nosso foco e quem sustenta nossa atividade, especialmente numa carteira de varejo do agronegócio. Servir é o nosso propósito genuíno. A partir desse entendimento, transformamos esse propósito em atendimento personalizado, competitividade comercial e em uma equipe comprometida com resultados. Todos na equipe pensando e, principalmente, agindo dessa forma, o fator multiplicador entre os clientes e o resultado financeiro fala por si, gerando um círculo virtuoso de prosperidade”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS