Fonte: Artemis
A agência de classificação Moody’s Investors Service avalia que, embora existam vários fatores que impulsionam os preços do resseguro, um deles é o maior foco nos retornos exigidos por investidores e gerentes de títulos vinculados a seguros (ILS).
Alcançar retornos sustentáveis e positivos no longo prazo sempre foi o objetivo do investidor e gestor de ILS, mas nos últimos anos o abrandamento do resseguro fez com que houvesse pouca margem ou retorno a ser obtido, quando as perdas por catástrofe foram elevadas.
A Moody’s explicou que uma “reavaliação do risco de catástrofe” está em andamento no setor de resseguros, fazendo com que alguns recuem, enquanto outros buscam preços mais altos.
Embora os influxos para o mercado de ILS para títulos de catástrofe, ILS privado e outras estratégias de resseguro colateralizado tenham estagnado nos últimos anos, o novo ambiente de retorno mais alto pode ser exatamente o que é necessário para trair novo capital.
“O capital preso em resseguros garantidos, juntamente com a relutância de alguns investidores de ILS em reinvestir após perdas sucessivas, levou a um maior foco nos retornos ajustados ao risco, o que também sustenta a precificação do resseguro”, explicou a Moody’s.
Este é apenas um dos fatores. Ao lado dele estão o nível de perdas catastróficas experimentadas, o nervosismo com riscos secundários, o fato de a capacidade de retrocessão ainda ser limitada, enquanto o mercado tradicional de resseguros também enfrenta um declínio de capital. Tudo acontece ao mesmo tempo como níveis elevados de inflação financeira e social, disse a Moody’s.
A agência de classificação agora acredita que “a combinação de aumentos de preços, pontos de fixação de apólice mais altos, termos e condições mais rígidos e coberturas agregadas restritas devem reduzir a volatilidade da subscrição e apoiar uma melhoria muito necessária no retorno sobre o capital do setor”.
Isso também é positivo para as estratégias de ILS, que, por sua vez, devem se beneficiar das elevadas ambições de retorno do mercado de resseguros.
Com os preços do resseguro agora em alta, a Moody’s espera que as margens de subscrição sejam impulsionadas em todo o setor. “No entanto, sugerimos que a sustentabilidade da precificação será fundamental para que o capital seja atraído para o setor a longo prazo e permaneça firme dentro dele desta vez”, finaliza.