Fonte: Zipia
Nos últimos anos, o comportamento do consumidor brasileiro vem mudando significativamente no que diz respeito à procura por produtos no mercado, muito por conta das novas tecnologias que facilitam as pesquisas. No setor de seguros, não é diferente, sobretudo na busca por seguros de automóveis.
Para entender melhor essas transformações, a Zipia, insurtech que conecta corretores de seguros com leads através do marketing digital, realizou um levantamento sobre o perfil do consumidor que procura por seguro auto na internet. A apuração feita pela empresa teve duração de 12 meses, utilizando como base 356 mil usuários que buscaram ativamente pela modalidade na web de janeiro a dezembro de 2022.
O estudo aponta que 69% das buscas são feitas no celular. Dois terços das pesquisas são feitas por consumidores que ainda não possuem seguro de automóveis, enquanto um terço dos leads está cotando renovação – dado que aumentou em relação ao início do ano, quando o percentual de procura por novos seguros era próximo a 73%.
Gênero e faixa etária
O levantamento mostrou que a predominância dos usuários que pesquisam sobre seguro auto na internet é do sexo masculino (71%). Entre homens e mulheres, a idade média dos consumidores é de 39 anos, sendo a faixa etária mais frequente de 31 a 35 anos (18%).
Do universo pesquisado, 56% são do Sudeste, representatividade maior que os 53% da frota emplacada na região. Do total, 26% da procura por seguro auto são para carros com até 3 anos de uso, 25% de 10 anos ou mais – com média de 6,8 anos.
Quando perguntados, 84% dos leads apontaram que preferem prosseguir com o atendimento por Whatsapp ou chat (apenas 16% por telefone).
Crescente potencial de vendas
Para os profissionais do mercado de seguros, os dados levantados na pesquisa apresentam uma oportunidade grande e crescente. Cada vez mais, os clientes têm começado a jornada de compra na internet. Ainda assim, preferem falar com um profissional antes de fechar a compra.
Com essa demanda, surgem desafios para os corretores de seguros: a construção de relacionamento e engajamento com o lead.
Segundo o estudo The Future Of Commerce Needs A New Media Approach, da Criteo, em parceria com a Forrester, melhorar a experiência do cliente (82%) é a principal prioridade das empresas em 2022. Os dados apontam que o foco também está na jornada do consumidor e o impulsionamento de vendas online/off-line (73%).
Os consumidores estão aproveitando os recursos das compras online e buscando produtos que conversem com suas expectativas. As pesquisas podem começar despretensiosas pelos smartphones, mas com o auxílio de um profissional, a intenção pode resultar em uma compra.
Existe um mito no mercado de que o cliente online só quer saber o preço do produto. Mas conforme mostrou a pesquisa da Zipia, a maioria dos leads deseja prosseguir o atendimento com um especialista para tirar dúvidas e obter mais informações. Top performers não são necessariamente aqueles que oferecem preços mais baixos, mas sim aqueles que engajam melhor com o cliente.
Outro dado interessante levantado foi de que 14% dos consumidores que procuram por seguro auto ainda não possuem, de fato, o veículo. O percentual mostra que a qualificação do lead é um passo necessário que os corretores de seguros devem estar atentos.