Os resultados financeiros da EZZE Seguros, com apenas três anos de operação, mostram crescimento em vendas e lucratividade. O lucro líquido saltou de R$ 6,2 milhões em 2021 para R$ 22,6 milhões em 2022. As vendas avançaram consistentemente. Em 2020, R$ 153 milhões; em 2021, R$ 427 milhões, e no ano passado ultrapassaram R$ 743 milhões.
“Nossos resultados mostram que temos uma estratégia assertiva em ser uma seguradora multiprodutos e multicanais. Quando algum nicho do setor de seguros enfrenta alguma adversidade, como Vida durante a pandemia, não nos afeta tanto por termos diversificação de produtos e de canais de distribuição”, afirma o vice-presidente financeiro da EZZE, Bruno Cals.
O executivo destaca que a companhia vem crescendo sendo especialista em produtos e nas regiões que elege para atuar. “Entramos em ramos que mostram potencial e investimos para sermos o melhor naquilo que fazemos. Iniciamos a operação da companhia com o Seguro Garantia, que significava 100% das vendas. Hoje ele representa 15%, com o avanço em linhas de negócios como seguros Patrimoniais, Linhas Financeiras, Transportes, entre outros”, acrescenta.
Em canais, os corretores de seguros são os principais distribuidores de seguros, bem como bancos digitais e empresas que vendem seguros para o seu público final, nicho conhecido pelo jargão “Afinidades”. São sete filiais e 130 funcionários para atender os mais de 5 mil corretores cadastrados.
O bom desempenho de 2022 é creditado também ao controle de custos e investimentos em tecnologia. “A relação risco X retorno é o nosso foco. Temos programas que nos ajudam a controlar sinistralidade, comissão e despesas administrativas”, cita Cals. Ele comenta que para contratar alguém é preciso justificar o retorno que a vaga trará para a companhia. “Tudo pensado para que a seguradora cresça de forma sustentável.”
Para 2023, Cals diz que a estratégia é consolidar a atuação da EZZE nos ramos em que ela já opera e ingressar em novos mercados. Um importante lançamento está previsto no setor de automóvel ainda para este semestre: o Seguro Auto Frota. “Temos muito espaço para crescer neste segmento. Tanto pela baixa penetração de seguros, com menos de 30% da frota circulante segurada, como também para agregar serviços e atendimento diferenciados. Prestação do serviço é o segredo do jogo. O corretor tem de receber sua comissão de forma ágil e o cliente ser indenizado de forma justa”, menciona o vice-presidente financeiro da EZZE.
O CEO da EZZE Seguros, Richard Vinhosa, também avalia positivamente os números da companhia. “O desempenho excepcional da EZZE em 2022 é reflexo das pessoas que aqui trabalham que foram brilhantes em planejar e executar a estratégia de multiprodutos e multicanais. Tenho certeza que continuaremos nesta trajetória para fazermos o nosso melhor para os nossos clientes, colaboradores e acionistas”, finaliza o executivo.