Caso Americanas: como o seguro protege seu negócio contra inadimplência?

Seguro de crédito protege as empresas que fornecem produtos e serviços a outras companhias que passam por dificuldade financeira

As inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões anunciadas pelas Lojas Americanas, no início de janeiro deste ano, que resultou em uma briga judicial principalmente com os bancos credores, culminando em uma recuperação judicial, impactou muitos mercados – entre eles, o segurador.

Estimativas do setor indicam que deverão ser pagas de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões em indenizações aos fornecedores da companhia que haviam contratado seguro de crédito. É um valor significativo, uma vez que o ramo arrecadou cerca de R$ 800 milhões no ano passado.

“Acho que é o maior sinistro do mercado brasileiro”, avalia Marcia Cicarelli, sócia da área de Seguros e Resseguros do escritório de advocacia Demarest. “É um caso emblemático. Calculamos que a taxa de sinistralidade [relação entre o prêmio, custo do seguro pago segurado, e o quanto a seguradora pagou de indenização – os sinistros], vai explodir por conta desse caso da Americanas. Por outro lado, achamos que vai abrir os olhos das empresas que não conheciam, ou não julgavam necessário, e pode ser legal entender e ter um seguro de recebível de algum cliente que não imaginava que poderia ter um problema como esse”, concorda Caio Lhano, gerente de seguro de crédito da consultoria de riscos e corretora de seguros Marsh Brasil.

Os dois especialistas no mercado de seguros participaram do terceiro episódio do Tá Seguro, videocast do InfoMoney, disponível no YouTube e nas principais plataformas de podcasts. Nesta edição o programa trouxe convidados para explicar o funcionamento do seguro de crédito – basicamente uma proteção das “contas a receber”.

Assista no YouTube!

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS