A Allianz do Brasil decidiu deixar de operar em saúde, fazendo coro a outras empresas que anunciaram sua saída diante do grande problema que se tornou atuar neste segmento no país. Desde sua criação, o produto Saúde é voltado exclusivamente ao segmento empresarial e, atualmente, a Allianz Saúde detém 0,2% do market share deste setor, segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde), algo em torno de 35 mil vidas.
Em comunicado, a Allianz informa que entra em uma nova fase e vai concentrar a sua atuação nos segmentos de Ramos Elementares e Vida. O movimento ocorre após a companhia concluir com sucesso o processo de aquisição das operações de Automóvel e Massificados da SulAmérica, por R$ 3,2 bilhões, resultado de uma das mais importantes transações do mercado de seguros nacional e o maior investimento do Grupo no Brasil.
“O compromisso da Allianz é oferecer serviço e proteção de excelência aos seus clientes e segurados. No setor de Saúde, a escala é fundamental para promover o nível de serviços que a companhia prima por oferecer”, cita a empresa.
Desta forma, a partir de 7 de abril de 2023, a companhia deixará de ofertar o produto Saúde para comercialização ao mercado. O processo de não continuidade de oferta do produto Saúde será realizado de forma organizada e devidamente estruturada, respeitando as partes envolvidas, informou.
Dados da ANS revelam que quase 270 operadoras de planos médico-hospitalares apresentaram índice combinado superior a 100%. Isso significa que déficit na operação, que vem se agravando ano a ano. Essas empresas cobrem mais de 16 milhões de beneficiários, 33% do número total de beneficiários em planos médico-hospitalares.
Além das fraudes em saúde, que acaba de ganhar uma campanha nacional lançada pela Fenasaude (Federação Nacional de Saúde Suplementar), a judicialização é um sério problema para que as companhias mantenham a margem de solvência. Recente estudo da Escola de Direito da FGV São Paulo, que contou com apoio financeiro da própria FGV e da FenaSaúde, revela que clientes de planos de saúde ganham 6 a cada 10 ações que movem contra as operadoras na Justiça paulista. Quando consideradas decisões parcialmente favoráveis aos clientes, a taxa aumenta de 60% para quase 70%.
A Allianz reforça o seu compromisso com clientes, segurados, colaboradores, corretores, prestadores de serviço, fornecedores e demais envolvidos. Aos colaboradores, que atuam com o produto Saúde e contribuíram nos últimos anos com seu comprometimento e expertise, a Allianz buscou uma solução sustentável e respeitosa, que inclui oportunidades em um programa interno de recolocações, dentre outras medidas.
Presente há mais de 115 anos no Brasil, a Allianz mantém seu comprometimento com o país, onde segue uma estratégia de longo prazo. A companhia tem investido fortemente em tecnologia e inovação, foco no cliente e abertura de novos canais de distribuição, mantendo os corretores no centro da estratégia de negócios.