Bradesco Seguros responde por mais de 30% do lucro do banco, com ganho de R$ 6,8 bilhões em 2022

Segundo o banco, o resultado da operação de seguros crescerá entre 6% e 10% em 2023

O grupo Bradesco Seguros registrou lucro líquido de R$ 6,8 bilhões no acumulado de 2022, alta de 27,2%, o que representa mais de 30% do lucro de R$ 20,6 bilhões divulgados pelo banco, uma queda de 21,1% comparado a 2021. O ROAE em seguridade passou de 15,6% para 18,9%. O resultado foi favorecido pela expansão do faturamento de 16,7%, totalizando R$ 95,4 bilhões em 2022, com evolução em todas as linhas de negócios. Em indenizações e benefícios, foram pagos R$ 12 bilhões no trimestre e R$ 48 bilhões no acumulado do ano. Segundo o banco, o resultado da operação de seguros crescerá entre 6% e 10% em 2023.

O resultado financeiro atingiu 8,5% no trimestre e 16,6% no acumulado, influenciado pelo comportamento dos índices econômico-financeiros do período. Já o resultado das operações de seguros, previdência e capitalização atingiu R$ 4,3 bilhões no 4T22 (+21,9% vs. 4T21 e +28,9% vs. 12M21), superando o guidance estabelecido para o ano, de 18% a 23%.

As Provisões Técnicas do Grupo cresceram 10,6% na comparação anual, alcançando R$ 324 bilhões, com destaque para os ramos de Saúde, Vida e Previdência, e os Ativos Financeiros evoluíram 7,5%, alcançando R$ 343 bilhões. No que diz respeito aos indicadores de desempenho, o Índice de Eficiência Administrativa ficou em 3,6% no ano, o que representa melhora de 0,3 p.p. frente a 2021, e o Índice de Sinistralidade registrou recuo de 1,4 p.p., atingindo cerca de 80%.

Ao longo de 2022, os investimentos em inovação e tecnologia dobraram em relação a 2021, atingindo a casa de R$ 1 bilhão, em três frentes: desenvolvimento e infraestrutura, incluindo melhoria dos canais de atendimento; contratação de novos profissionais, com o objetivo de acelerar o processo de transformação digital da companhia; e aquisição de novas plataformas de CRM.

Também foi impulsionado o modelo de inovação aberta, que incentiva a colaboração de parceiros que estejam desenvolvendo produtos e serviços capazes de contribuir com os negócios do grupo segurador. Como resultado, o número de empresas prospectadas em 2022 superou os três dígitos, crescendo mais de 62% se comparado ao ano anterior.

O resultado da expansão e aprimoramento dos canais digitais, com soluções que visam simplificar e agilizar as interações de clientes e corretores no processo de contratação e atendimento, pode ser medido em números. As vendas na modalidade cresceram 57% de janeiro a dezembro de 2022, alcançando R$ 2,6 bilhões, com aumento de 45% na quantidade de itens distribuídos, superando 3,6 milhões. Os aplicativos Bradesco Seguros já acumulam mais de 14 milhões de downloads. Além disso, 96% dos reembolsos de saúde e 76% das vistorias de sinistros de Seguro Auto foram concluídos por processo digital, e 98% das vendas de Previdência Privada foram assinadas digitalmente por meio do aplicativo Bradesco, Internet Banking e Biometria.

Na Bradesco Saúde, os segurados ganharam em dezembro um novo plano da modalidade Efetivo, o Pantanal, com cobertura nacional e prestadores locais de qualidade em diversas especialidades, para atendimento aos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com o lançamento, sobe para 17 o total desses produtos, desenvolvidos com o intuito de atender necessidades regionais específicas.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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