O que esperar do seguro de automóvel em 2023, depois de um ano de ajustes para recuperar perdas? “Um ano ainda com desafios com inflação e financiamentos retraídos, mas com demanda em alta e acirrada concorrência entre as seguradoras do setor”, afirma Luiz Padial, diretor executivo da área de automóvel da MAPFRE Seguros e que atua há mais de 23 anos neste segmento, responsável por arrecadação anual próxima de R$ 35 bilhões no Brasil.
Padial assumiu a diretoria de automóvel do grupo espanhol há cerca de seis meses. A MAPFRE tem 50 operações de seguro automóvel em todo o mundo, sendo o maior no segmento na América Latina. O Brasil representa 15% e tem sido estratégico para os negócios da companhia. “Chego num momento especial da MAPFRE, com investimentos em projetos transformadores nas áreas operacional, de produtos e em tecnologia para melhoria da experiência do corretor e dos clientes em todos os nossos canais de atendimento”, comenta o executivo.
O mercado de automóvel enfrentou diversos desafios durante 2022, como a inflação, a alta dos preços dos veículos novos e usados, além da falta de peças para a fabricação de carros. Mesmo neste cenário hostil, a carteira arrecadou cerca de R$ 3,355 bilhões em 2022 com avanço de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 1,5 milhão de veículos segurados.
As áreas de subscrição e “pricing” são acompanhadas com lupa. “Quanto mais estabilidade tiver, melhor para todos. Quanto mais eficientes formos, mais acessível será o preço para o consumidor, o que nos coloca num ciclo virtuoso, que já tem uma base tecnológica moderna e com uma jornada cada vez mais simples para os corretores e clientes”, diz.
O novo sistema de seguro auto começou a rodar em outubro do ano passado e já conta com a adesão de 95% dos corretores parceiros. Com autoatendimento, os profissionais podem cotar num único lugar carros de passeios, motos e caminhões e fazer diversas ações sem precisar acionar um funcionário da seguradora de forma intuitiva e simples. Padial também comemora a adesão dos corretores às plataformas multicálculos, que permitem impulsionar as vendas e as renovações de seguros. A meta é ambiciosa com um forte crescimento do número de corretores em 2023, apenas no último mês foram 800 novos corretores que utilizaram uma jornada de cadastro 100% digital.
Com a melhora da percepção dos corretores e dos consumidores, Padial se dedica a trazer novidades para ambos e colher os frutos das conquistas realizadas no processo operacional. “Já temos várias novidades para o ano, como lançamentos de produtos mais acessíveis e benefícios que vão ajudar o corretor a conquistar mais clientes. Isso nos impulsiona a atrairmos cada vez mais parceiros e segurados com um bom serviço, tornando o viés preço algo mais secundário. Por isso estamos certos de que termos um ano muito bom”, projeta o executivo.