Seguradora Zurich divulga política de sustentabilidade em linha com marco regulatório do mercado segurador

Susep estabelece a obrigatoriedade da adoção de instrumentos para gestão dos riscos climáticos, sociais e ambientais pelas seguradoras

A Seguradora Zurich acaba de publicar sua Política de Sustentabilidade. A companhia está entre as primeiras a atender esse requisito da Circular nº 666 da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que estabelece a obrigatoriedade da adoção de instrumentos para gestão dos riscos climáticos, sociais e ambientais pelas seguradoras.

Sobre a regulamentação, Nathalia Abreu, Gerente de Sustentabilidade e Inovação da Seguradora Zurich, explica que a circular possui princípios bem claros quanto à sustentabilidade estar incorporada aos processos centrais das seguradoras e às suas principais decisões de negócios – e não como algo à parte. “O marco dá um norte para que o setor como um todo possa evoluir nesse sentido. A Zurich tem esse olhar e a política veio não só como uma adequação à Circular, mas como uma formalização de nossas práticas, uma consolidação do trabalho de mobilização que estamos fazendo há anos, de dentro para fora, começando por nossos colaboradores e se estendendo a parceiros e clientes”, pontua.

A executiva ressalta que a publicação da política é um passo importante na jornada que a companhia – e o setor – devem trilhar em busca de um futuro mais sustentável. “A política é desafiadora, sobretudo no que se refere à mensuração de riscos climáticos, e tudo isso é muito novo para todos, falando do setor e também da sociedade. Enquanto gestores, tomadores de riscos, investidores institucionais e companhias empregadoras, podemos agir juntos para construir conhecimento e difundir as melhores práticas de sustentabilidade neste e em outros setores da economia”, diz Nathalia.

Leia a entrevista completa:

Quais os avanços no relatório de sustentabilidade publicado neste ano?

A Zurich torna pública sua política de sustentabilidade, de acordo com a Circular nº 666 da SUSEP, que estabelece a obrigatoriedade da adoção de instrumentos para gestão dos riscos climáticos, sociais e ambientais pelas seguradoras, sendo o relatório de sustentabilidade o último elemento que passará a ser obrigatório. Nesse segundo ano de publicação, pudemos divulgar mais realizações voltadas para soluções de negócio (como Selo Verde, descarte responsável para celulares e equipamentos eletrônicos dentro de nossas assistências, Zurich4Power e seguro residencial), envolvendo clientes e parceiros. Essas realizações foram fruto da integração de sustentabilidade às áreas de negócio da Zurich, tais como UW, Sinistros, Operações e outras. Sabemos que tivemos avanços importantes, e vamos continuar trabalhando com engajamento e aprendizado para fomentar ainda mais essas soluções para um desenvolvimento sustentável. 

Quais as metas para 2023 no contexto operacional?

Temos diversos compromissos a médio e longo prazo, e avançar a cada ano é importante. Tais compromissos foram firmados em nível global e são cascateados para as Unidades de Negócios de cada país. Em operações, definimos metas de reduções, em relação ao período de 2019, reduzir 50% das emissões até 2025, 70% até 2029 e atingir “Net Zero” até 2030. Ter 100% de nossa frota composta por carros elétricos e híbridos até 2029; atingir a marca global de 50 escritórios sustentáveis, sendo que o Brasil conseguiu essa certificação (LEED Gold) em 2022, sendo parte desses 50 escritórios. Até 2025, ter toda a comunicação de modo digital com nossos clientes (a não ser em casos específicos em que o cliente opte por não receber de modo digital). Reduzir 70% da emissão de carbono em viagens aéreas até 2025.

E quais as metas para fornecedores?

Para nossa cadeia de fornecedores, temos a meta de ter 75% de nossos gastos com fornecedores com contratos que possuam metas de redução de emissões até 2025 e atingimento do “Net Zero” até 2030. Sendo a Zurich signatária de tratados como Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) e Net-Zero Asset Owner Alliance (NZAOA), temos compromissos para fazer a transição de suas carteiras de subscrição de seguros e resseguros para zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050; reduzir emissões nas carteiras de investimentos até 2030 (entre 40% e 65%).

Quais as práticas ESG da seguradora global e da local? Citar as que já estão em prática e as que serão colocadas no curto e médio prazos.

A estrutura global de sustentabilidade é formada por três grandes temas: mudança climática, sustentabilidade no trabalho e confiança numa sociedade digital. Localmente, nós trabalhamos esses temas entendendo o que é mais material e aplicável ao nosso país e nossa cultura. Sobre as ações em prática, a começar pelo seguro residencial, a Zurich implantou o descarte ecológico de itens domésticos – são quase 40 toneladas de resíduos recolhidos do início de 2021 até outubro de 2022, entre móveis, geladeiras, TVs, entre outros. Para celulares e eletrônicos, em cujo seguro a seguradora é líder de mercado, implantou um serviço de descarte responsável que já coletou mais de 3 toneladas de resíduos desde 2021 – e pode ser utilizado inclusive por quem não é cliente da seguradora. São mais de 240 urnas de descarte espalhados por todo o Brasil.

E em relação a produtos?

Com relação a produtos, temos o Zurich4Power que cobre a instalação e montagem de painéis fotovoltaicos. Já o seguro para veículos elétricos e híbridos, no qual a Zurich foi pioneira no Brasil, está passando por reformulações e sendo relançado agora em janeiro. Ainda em auto, a Zurich acelerou seu programada de Certificação de Selo Verde, que é resultado da parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva para certificar oficinas parceiras que adotam práticas sustentáveis nos reparos automotivos. Em 2022, o projeto foi reconhecido entre os mais inovadores do mercado segurador pelo Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, na categoria Produtos & Serviços. Já são mais de 150 oficinas certificadas e a meta é certificar todas da rede nos próximos anos.  Com essa estratégia, a Zurich dá suporte aos parceiros para a transição para uma economia mais sustentável.

E com parceiros e sociedade?

Oferecemos treinamentos em sustentabilidade para fornecedores e parceiros de distribuição da seguradora em 2022, a fim de ajudá-los a iniciar ou otimizar sua jornada em relação à sustentabilidade. Em termos sociais, a Zurich tem um programa de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Em parceria com a Z Zurich Foundation, a companhia atua com doações para instituições sociais e a ações locais que atuam na promoção de mais qualidade de vida e bem-estar para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Desde 2018, o voluntariado corporativo contou com mais de 7 mil horas de dedicação dos colaboradores da seguradora. 

Em relação aos colaboradores….

Com relação aos colaboradores, a companhia aposta na diversidade, equidade e inclusão, atenta ao equilíbrio de seus quadros com relação a recortes como etnias e gênero e promovendo ações internas para disseminação dessa cultura entre os colaboradores. Não por acaso, a companhia foi reconhecida em três rankings GPTW em 2022: São Paulo, Brasil e Instituições Financeiras.

Edson Franco disse que as práticas ESG estão no coração do risco da subscrição. Pode dar mais detalhes sobre como o ESG já está incluído na subscrição de risco?

Nós, na Zurich Brasil, temos práticas globais e locais que já foram implantadas no que diz respeito à subscrição. Essas práticas são apenas o começo de toda essa jornada que a circular 666 apresenta ao mercado, mas destaco algumas práticas que já mostram alguns avanços da Zurich em relação ao tema:

  • – Exclusão para subscrição nas seguintes atividades: carvão mineral, areia e xisto betuminoso, munições proibidas (banned weapons).
  • – Inclusão de critérios específicos para mineradoras, empresas de petróleo e gás e construção de barragens.
  • – Inclusão de critérios específicos para determinadas atividades, adequadas ao contexto brasileiro: indústria de processamento de carne, óleo e soja (rastreabilidade e não provocação de desmatamento ilegal), carvão vegetal (licenciamento e condições de trabalho) e postos de combustíveis (áreas contaminadas).
  • – Consulta as listas públicas brasileiras sobre áreas contaminadas, áreas embargadas, trabalho escravo e análogo ao escravo.

Quais as exigências feitas aos clientes? O cliente tem um prazo para se adaptar aos requerimentos exigidos pela seguradora? Em termos de investimentos, quais as metas almejadas e as que já estão em prática?

Seguimos com o propósito de sermos exemplo para nossos clientes, parceiros de negócios e para o planeta, ajudando-os a fazer a transição para uma economia mais sustentável e assim inspirando confiança. Entendendo o momento da transição em que estamos, a premissa da Zurich para abordagem junto aos clientes e parceiros deve ser o engajamento, não a exclusão. Em termos de investimentos, a Zurich fez o rebalanceamento da carteira de investimentos de seu portfólio no Brasil. Foram também considerados critérios ambientais, sociais e de governança (ASG) na análise de investimentos, o que já vem resultando na redução da pegada de carbono de nosso portfólio de investimento. Também seguimos alocando recursos em fundos verdes, os chamados Green Bonds – são R$ 70 milhões alocados nesse tipo de fundo atualmente. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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