A Seguradora Zurich acaba de publicar sua Política de Sustentabilidade. A companhia está entre as primeiras a atender esse requisito da Circular nº 666 da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que estabelece a obrigatoriedade da adoção de instrumentos para gestão dos riscos climáticos, sociais e ambientais pelas seguradoras.
Sobre a regulamentação, Nathalia Abreu, Gerente de Sustentabilidade e Inovação da Seguradora Zurich, explica que a circular possui princípios bem claros quanto à sustentabilidade estar incorporada aos processos centrais das seguradoras e às suas principais decisões de negócios – e não como algo à parte. “O marco dá um norte para que o setor como um todo possa evoluir nesse sentido. A Zurich tem esse olhar e a política veio não só como uma adequação à Circular, mas como uma formalização de nossas práticas, uma consolidação do trabalho de mobilização que estamos fazendo há anos, de dentro para fora, começando por nossos colaboradores e se estendendo a parceiros e clientes”, pontua.
A executiva ressalta que a publicação da política é um passo importante na jornada que a companhia – e o setor – devem trilhar em busca de um futuro mais sustentável. “A política é desafiadora, sobretudo no que se refere à mensuração de riscos climáticos, e tudo isso é muito novo para todos, falando do setor e também da sociedade. Enquanto gestores, tomadores de riscos, investidores institucionais e companhias empregadoras, podemos agir juntos para construir conhecimento e difundir as melhores práticas de sustentabilidade neste e em outros setores da economia”, diz Nathalia.
Leia a entrevista completa:
Quais os avanços no relatório de sustentabilidade publicado neste ano?
A Zurich torna pública sua política de sustentabilidade, de acordo com a Circular nº 666 da SUSEP, que estabelece a obrigatoriedade da adoção de instrumentos para gestão dos riscos climáticos, sociais e ambientais pelas seguradoras, sendo o relatório de sustentabilidade o último elemento que passará a ser obrigatório. Nesse segundo ano de publicação, pudemos divulgar mais realizações voltadas para soluções de negócio (como Selo Verde, descarte responsável para celulares e equipamentos eletrônicos dentro de nossas assistências, Zurich4Power e seguro residencial), envolvendo clientes e parceiros. Essas realizações foram fruto da integração de sustentabilidade às áreas de negócio da Zurich, tais como UW, Sinistros, Operações e outras. Sabemos que tivemos avanços importantes, e vamos continuar trabalhando com engajamento e aprendizado para fomentar ainda mais essas soluções para um desenvolvimento sustentável.
Quais as metas para 2023 no contexto operacional?
Temos diversos compromissos a médio e longo prazo, e avançar a cada ano é importante. Tais compromissos foram firmados em nível global e são cascateados para as Unidades de Negócios de cada país. Em operações, definimos metas de reduções, em relação ao período de 2019, reduzir 50% das emissões até 2025, 70% até 2029 e atingir “Net Zero” até 2030. Ter 100% de nossa frota composta por carros elétricos e híbridos até 2029; atingir a marca global de 50 escritórios sustentáveis, sendo que o Brasil conseguiu essa certificação (LEED Gold) em 2022, sendo parte desses 50 escritórios. Até 2025, ter toda a comunicação de modo digital com nossos clientes (a não ser em casos específicos em que o cliente opte por não receber de modo digital). Reduzir 70% da emissão de carbono em viagens aéreas até 2025.
E quais as metas para fornecedores?
Para nossa cadeia de fornecedores, temos a meta de ter 75% de nossos gastos com fornecedores com contratos que possuam metas de redução de emissões até 2025 e atingimento do “Net Zero” até 2030. Sendo a Zurich signatária de tratados como Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) e Net-Zero Asset Owner Alliance (NZAOA), temos compromissos para fazer a transição de suas carteiras de subscrição de seguros e resseguros para zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050; reduzir emissões nas carteiras de investimentos até 2030 (entre 40% e 65%).
Quais as práticas ESG da seguradora global e da local? Citar as que já estão em prática e as que serão colocadas no curto e médio prazos.
A estrutura global de sustentabilidade é formada por três grandes temas: mudança climática, sustentabilidade no trabalho e confiança numa sociedade digital. Localmente, nós trabalhamos esses temas entendendo o que é mais material e aplicável ao nosso país e nossa cultura. Sobre as ações em prática, a começar pelo seguro residencial, a Zurich implantou o descarte ecológico de itens domésticos – são quase 40 toneladas de resíduos recolhidos do início de 2021 até outubro de 2022, entre móveis, geladeiras, TVs, entre outros. Para celulares e eletrônicos, em cujo seguro a seguradora é líder de mercado, implantou um serviço de descarte responsável que já coletou mais de 3 toneladas de resíduos desde 2021 – e pode ser utilizado inclusive por quem não é cliente da seguradora. São mais de 240 urnas de descarte espalhados por todo o Brasil.
E em relação a produtos?
Com relação a produtos, temos o Zurich4Power que cobre a instalação e montagem de painéis fotovoltaicos. Já o seguro para veículos elétricos e híbridos, no qual a Zurich foi pioneira no Brasil, está passando por reformulações e sendo relançado agora em janeiro. Ainda em auto, a Zurich acelerou seu programada de Certificação de Selo Verde, que é resultado da parceria com o Instituto da Qualidade Automotiva para certificar oficinas parceiras que adotam práticas sustentáveis nos reparos automotivos. Em 2022, o projeto foi reconhecido entre os mais inovadores do mercado segurador pelo Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, na categoria Produtos & Serviços. Já são mais de 150 oficinas certificadas e a meta é certificar todas da rede nos próximos anos. Com essa estratégia, a Zurich dá suporte aos parceiros para a transição para uma economia mais sustentável.
E com parceiros e sociedade?
Oferecemos treinamentos em sustentabilidade para fornecedores e parceiros de distribuição da seguradora em 2022, a fim de ajudá-los a iniciar ou otimizar sua jornada em relação à sustentabilidade. Em termos sociais, a Zurich tem um programa de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Em parceria com a Z Zurich Foundation, a companhia atua com doações para instituições sociais e a ações locais que atuam na promoção de mais qualidade de vida e bem-estar para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. Desde 2018, o voluntariado corporativo contou com mais de 7 mil horas de dedicação dos colaboradores da seguradora.
Em relação aos colaboradores….
Com relação aos colaboradores, a companhia aposta na diversidade, equidade e inclusão, atenta ao equilíbrio de seus quadros com relação a recortes como etnias e gênero e promovendo ações internas para disseminação dessa cultura entre os colaboradores. Não por acaso, a companhia foi reconhecida em três rankings GPTW em 2022: São Paulo, Brasil e Instituições Financeiras.
Edson Franco disse que as práticas ESG estão no coração do risco da subscrição. Pode dar mais detalhes sobre como o ESG já está incluído na subscrição de risco?
Nós, na Zurich Brasil, temos práticas globais e locais que já foram implantadas no que diz respeito à subscrição. Essas práticas são apenas o começo de toda essa jornada que a circular 666 apresenta ao mercado, mas destaco algumas práticas que já mostram alguns avanços da Zurich em relação ao tema:
- – Exclusão para subscrição nas seguintes atividades: carvão mineral, areia e xisto betuminoso, munições proibidas (banned weapons).
- – Inclusão de critérios específicos para mineradoras, empresas de petróleo e gás e construção de barragens.
- – Inclusão de critérios específicos para determinadas atividades, adequadas ao contexto brasileiro: indústria de processamento de carne, óleo e soja (rastreabilidade e não provocação de desmatamento ilegal), carvão vegetal (licenciamento e condições de trabalho) e postos de combustíveis (áreas contaminadas).
- – Consulta as listas públicas brasileiras sobre áreas contaminadas, áreas embargadas, trabalho escravo e análogo ao escravo.
Quais as exigências feitas aos clientes? O cliente tem um prazo para se adaptar aos requerimentos exigidos pela seguradora? Em termos de investimentos, quais as metas almejadas e as que já estão em prática?
Seguimos com o propósito de sermos exemplo para nossos clientes, parceiros de negócios e para o planeta, ajudando-os a fazer a transição para uma economia mais sustentável e assim inspirando confiança. Entendendo o momento da transição em que estamos, a premissa da Zurich para abordagem junto aos clientes e parceiros deve ser o engajamento, não a exclusão. Em termos de investimentos, a Zurich fez o rebalanceamento da carteira de investimentos de seu portfólio no Brasil. Foram também considerados critérios ambientais, sociais e de governança (ASG) na análise de investimentos, o que já vem resultando na redução da pegada de carbono de nosso portfólio de investimento. Também seguimos alocando recursos em fundos verdes, os chamados Green Bonds – são R$ 70 milhões alocados nesse tipo de fundo atualmente.