NEWE Seguros recebe investimento da BlueOrchard para alavancar seguro paramétrico no Brasil

Grupo faz investimento de R$ 27 milhões na Newe, seguradora especializada em nichos como agronegócios e seguros financeiros

POST PATROCINADO

A Newe, uma seguradora brasileira inovadora de riscos especiais orientada a análise de dados, recebeu investimento de R$ 27 milhões da BlueOrchard por meio de sua estratégia de investimentos InsuResilience. A estratégia foi estruturada em nome do governo alemão pelo banco de desenvolvimento KfW. 

Especializada em seguro agrícola e concentrada na digitalização e em tecnologias, a Newe é desenvolve produtos paramétricos digitais para clima e rendimento, com foco em pequenos agricultores e pessoas de baixa renda vivendo principalmente nas áreas rurais – um público em grande parte desassistido pelas seguradoras tradicionais. A Newe espera atingir 1,9 milhão de beneficiários até 2027.

O Brasil é um dos o maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. O setor agrícola empregava mais de 15 milhões de pessoas e respondia por aproximadamente 29% do PIB em 2021, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo. Embora a produção de alimentos no Brasil seja grande o suficiente para atender as demandas interna e externa, praticamente um terço da população permanece sujeita à insegurança alimentar. O impacto esperado da mudança climática à produção de alimentos, subsistência agrícola e segurança alimentar no Brasil está relacionado à expectativa de crise hídrica e aos aumentos projetados da temperatura. A Newe aborda estes desafios com seus produtos tradicionais de seguro agrícola e, em breve, com sua oferta inovadora de seguros paramétricos rurais e contra catástrofes. 

“Pouquíssimos fazendeiros brasileiros adquirem seguros contra desastres naturais. Populações vulneráveis em cidades estão expostas a inundações e deslizamentos de terra, sem cobertura de seguros. Temos a forte convicção de que a Newe, com executivos e colaboradores experientes, foco em inovação e competência em seguro climático, está bem-posicionada para aproveitar estas significativas oportunidades”, disse Ernesto Costa, Diretor Sênior de Investimentos da BlueOrchard. “Estamos empolgados em nos aliar com uma empresa bem-posicionada, com um sólido modelo de negócios, alto potencial crescimento e com partes interessadas alinhadas à nossa meta de elevar a resiliência climática”.

O capital aportado apoiará a Newe na criação de produtos acessíveis para pequenos fazendeiros e pessoas de baixa renda, alcançando novos mercados no Brasil. A estratégia de investimentos InsuResilience indicará um nome ao conselho de administração da empresa controladora da Newe. 

“É um privilégio para a Newe se aliar com a BlueOrchard e receber os incentivos que não só permitirão que a empresa alcance seus objetivos relacionados a soluções de seguros rurais contra os riscos climáticos, mas também apoiem a busca da Newe pela inovação. Reconhecida pelo setor de seguros brasileiro como líder e confiável, a Newe acredita fortemente que os produtos tradicionais de seguro agrícola podem ser aprimorados para atender melhor as partes interessadas, como clientes, corretores, resseguradores e autoridades públicas. Neste sentido, o seguro paramétrico rural e contra calamidades pode ser uma solução mais efetiva e apropriada para reduzir os riscos climáticos e de desastres naturais, aumentando a segurança alimentar. A Newe está desenvolvendo seus produtos paramétricos com o apoio de um parceiro estratégico de dados e o Ministério da Agricultura (MAPA)”, disse Carlos Caputo, diretor geral da Newe. 

O investimento na Newe se alinha à visão e aos princípios da estratégia de investimentos InsuResilience e da InsuResilience Global Partnership IRGP, que foi lançada pela Alemanha na Conferência do Clima COP23, realizada pela ONU em 2017. A visão é fortalecer a resiliência dos países em desenvolvimento contra os efeitos da mudança climática e proteger a subsistência das pessoas pobres e vulneráveis contra eventos de clima extremo e desastres naturais. O objetivo é permitir respostas mais rápidas e confiáveis após os desastres, e oferecer soluções de seguro que reduzam o impacto e ajudem as pessoas pobres e mais vulneráveis a se recuperar rapidamente.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS