Com o Open Finance, que permitirá o compartilhamento de dados sobre produtos e informações financeiras, a Fairfax Brasil (FF Seguros) avança para ser mais do que uma seguradora. O plano é ser uma prestadora de soluções que protegem e mitigam riscos dos mais diversos públicos ligados a corretores, instituições financeiras e empresas de diversos segmentos da economia. Para isso, lançou em março deste ano a plataforma digital FF ORBI, que já conta com quatro produtos. O mais recente produto incluído neste mundo digital é o D&O (Directors & Officers), seguro que visa proteger administradores de acusações de terceiros por perdas.
“O corretor é especialista e digital. Precisa de uma seguradora que entregue mais do que desconto na renovação ou pagamento de indenização, uma vez que tem captado negócios em diversos parceiros de negócios como bancos digitais, redes de varejo e startups”, dispara Eduardo Pitombeira, head de canais digitais da FF Seguros.
Para atender um público que já nasceu digital foi preciso transformar a jornada de seguros. A seguradora conta com um exército de pessoas dedicadas a apresentar uma nova forma de vender seguros, tanto equipe local e apoio internacional da matriz, como de hubs de invocação como a Cubo, que tem a missão de inspirar, educar e conectar pessoas brilhantes para fomentar o empreendedorismo tecnológico.
O resultado é o corretor ter, em menos de um minuto, a aprovação do seguro para atender seu cliente de forma ágil e simples. Uma experiencia que já conquistou novos players, frutos da economia digital. O banco digital C6 e a startup de locação e venda de imóveis Quinto Andar já adotaram a FF ORBI em suas estratégias para ofertarem aos seus milhões de clientes proteções para residência e para garantias financeiras (seguro fiança), respectivamente.
A plataforma FF ORBI conta com um ecossistema digital que permite cotação instantânea, emissão 100% digital em poucos minutos e disponibilização de inteligência de performance através de dados e dashboard de controle. E não se trata de uma oferta massiva. Tudo para todos. Pelo contrário. Os dados são analisados e a oferta direcionada de forma personalizada para os clientes. “Queremos conquistar os clientes e mudar a imagem de que seguro é algo inacessível ou difícil de ser contratado e usado. Não os perder com uma oferta que não faz qualquer sentido para ele. Queremos conquistá-los com um produto que faz sentido e traz benefícios além do pagamento de uma indenização”.
Com o D&O, a Fairfax espera elevar o número de corretores inscritos na FF ORBI. Em agosto deste ano, a seguradora lançou o seguro para bicicletas tradicionais e elétricas e o seguro de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (E&O) para os médicos e dentistas. “A plataforma já conquistou mais de 1.500 corretores por oferecer uma solução integrada de forma ágil e segura para toda a cadeia de relacionamento do setor de seguros”, afirma o executivo.
Em breve, novos produtos serão incorporados na FF ORBI, como seguros de riscos diversos para construção civil e fiança locatícia. “Temos uma equipe de mais de 20 pessoas dedicadas a criar soluções para uma variada oferta de produtos de varejo, com benefícios exclusivos para os corretores e parceiros, além de abrir espaço no futuro para a participação de novos canais de distribuição”, conta.
A seguradora trabalha em um serviço diferenciado para estreitar o relacionamento com seus parceiros para além da renovação do seguro ou pagamento de uma indenização. “Vamos apresentar uma solução preventiva e preditiva para mitigar riscos criada por um ecossistema digital. Queremos estar presente no dia a dia do negócio e ajudá-los com informações que fazem sentido tanto na gestão como na prevenção de riscos”, promete.