SulAmérica registra lucro de R$ 212,4 milhões no acumulado até setembro de 2022

Companhia teve crescimento na base de beneficiários(as) e apresentou melhora sequencial na sinistralidade na comparação com o segundo trimestre

Fonte: SulAmérica

A SulAmérica registrou lucro líquido de R$ 49,2 milhões no terceiro trimestre, com queda de 82,5% frente a igual período de 2021. Em relação ao período imediatamente anterior, houve recuo de 61,5%. Em nove meses de 2022, o lucro alcançou R$ 212,3 milhões, com recuo de 41,6% comparado a igual período do ano passado. “Estamos vivendo um dos momentos recentes mais desafiadores no sistema de saúde suplementar e acreditamos que o maior e melhor alinhamento entre os agentes do setor irá permitir um crescimento sustentável consistente para os próximos trimestres e anos”, Ricardo Bottas, CEO da SulAmérica, em nota divulgada.

Mesmo em um período econômico ainda bastante desafiador para o setor de saúde, a SulAmérica segue em sua trajetória de crescimento, com melhoria nas receitas totais, aumento no número de beneficiários(as) e clientes em seguro de saúde, odonto, de vida e acidentes pessoais, além de maiores volumes de reservas de previdência e ativos sob gestão. Em paralelo, segue também recuperando seu resultado, apresentando melhora sequencial da sinistralidade consolidada, na comparação com o segundo trimestre de 2022, e ganhos de eficiência em despesas administrativas, como apontam os números do balanço trimestral da companhia divulgados nesta quarta-feira (9).

No trimestre, a companhia viu suas receitas operacionais crescerem 16,4%, impulsionadas principalmente pelo segmento de saúde e odonto. A base de segurados(as) deste segmento atingiu a marca de 4,9 milhões, aumento de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado. As receitas desta carteira também subiram, chegando a R$ 5,7 bilhões (aumento de 17% vs. 3T21).

Já a sinistralidade consolidada melhorou 1,2 p.p. na comparação com o 2T22, enquanto o índice de despesas administrativas foi de 6,0%, ganho de 1,8 p.p. na comparação com igual trimestre de 2021, o que configura um dos melhores índices da série histórica e reflete as iniciativas da Companhia na busca por maior eficiência operacional, melhor utilização de recursos e maior otimização de despesas. 

“Em saúde e odonto, a sinistralidade também melhorou 1.4p.p em relação ao trimestre anterior, mas segue acima dos níveis que consideramos regulares, impactados pelo comportamento de frequências e custos de procedimentos eletivos que permanecem em patamares elevados”, destaca o executivo.

“Nossa força comercial combinada com os ganhos de eficiência e a evolução positiva do resultado financeiro contribuíram para a melhora no resultado operacional antes dos impostos em relação a períodos anteriores. Também evidenciaram que as ações para retomada dos resultados às nossas referências do pré-pandemia indicam o caminho da recuperação nos próximos trimestres”, afirma Bottas.

No período que compreendeu julho a setembro, a Companhia registrou avanços em sua estratégia de Cuidado Coordenado, que oferece uma melhor experiência e uma jornada mais custo-efetiva, abrangendo diversas ações focadas no(a) beneficiário(a), com um NPS (Net Promoter Score) de 84, que segue em ótimo patamar.

Ainda buscando uma maior promoção de saúde, a SulAmérica fechou uma parceria inovadora e exclusiva com o Gympass, maior plataforma corporativa de bem-estar do mundo. Pela promoção, as empresas clientes dos planos de saúde da SulAmérica podem oferecer o acesso ao Gympass para seus(suas) colaboradores(as), sem custo adicional, em mais uma ação para promover acesso à Saúde Integral, combinando prevenção e incentivo ao cuidado para nossos(as) beneficiários(as). 

Também com foco em ampliar o acesso à saúde para cada vez mais pessoas, a SulAmérica segue avançando com a sua estratégia midticket, que busca oferecer produtos mais acessíveis, mas mantendo alta qualidade assistencial. Neste nicho, a linha de produtos Direto segue em franca expansão, somando cerca de 82 mil vidas no trimestre, praticamente dobrando de tamanho nos últimos 12 meses. A fim de alavancar ainda mais este portfólio, a Companhia lançou, em setembro de 2022, o Direto Mais, uma evolução da linha que passa a oferecer também uma solução com abrangência e cobertura nacional, disponibilizando uma rede assistencial inteligente e com excelente custo-efetividade para nossos(as) clientes. Além de uma rede ambulatorial e hospitalar de alta qualidade, os(as) beneficiários(as) do Direto Mais contam também com uma estrutura própria de gestão clínica e ações integradas com a área de Cuidado Coordenado. 

No segmento midticket, também vale destacar o desempenho da Paraná Clínicas, operadora semi-verticalizada da SulAmérica no Sul do País, que segue em plena evolução e cresceu 52% no número de beneficiários(as) em relação a 2021. “Destaco ainda o plano de expansão desta operação para outras regiões do Estado do Paraná, onde já estamos inaugurando nas próximas semanas e meses as novas unidades em Londrina, Maringá e Cascavel, que devem alavancar o crescimento de nossa estratégia no segmento do midticket nestas regiões”, enaltece Bottas.

Em seguro de vida e acidentes pessoais, as receitas operacionais atingiram R$161 milhões, crescimento de 15,2% na comparação com igual período do ano passado. Já na Previdência, as reservas somaram cerca de R$9,9 bilhões, crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período de 2021. 

Na SulAmérica Investimentos, gestora de ativos do grupo SulAmérica, os números seguem animadores, chegando à marca recorde de R$54,6 bilhões em ativos sob gestão, número 29,7% maior do que o observado nesta mesma época do ano anterior e que reflete principalmente a boa dinâmica em recursos de terceiros, com boas captações nos fundos de crédito privado e foram responsáveis por destacar a SulAmérica Investimentos como a 2ª maior gestora e administradora de recursos independentes do Brasil.

A companhia conquistou marcos relevantes no que diz respeito aos aspectos ESG. Além de aderir ao Movimento Elas Lideram 2030, iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e da ONU Mulheres para engajar empresas na luta pela igualdade de gênero, a Companhia lançou, por meio do Instituto SulAmérica, o movimento #BemAmarelo para reforçar a importância da saúde emocional como forma de prevenção ao suicídio não apenas no mês de setembro, mas em todos os outros meses do ano. Outra importante iniciativa neste trimestre veio pela SulAmérica Investimentos, que aderiu ao Código Brasileiro de Stewardship (CBS), iniciativa para promover o senso de responsabilidade nos investidores institucionais e reforçar o compromisso de incorporar aspectos ESG na estratégia de gestão de ativos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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