Fonte: MAG
Envelhecer é algo que mudou muito com o passar dos anos – e, diante desse novo conceito de longevidade, o planejamento da aposentadoria sustentável é um cuidado que todos devem ter. O tema foi explorado em uma live realizada este mês e que contou com a participação de Nilton Molina, Presidente do Conselho de Administração da MAG Seguros e do Instituto de Longevidade MAG, entre outros participantes. Com mediação de Jusivaldo Almeida, da JSantos Consultores Associados, o bate papo com o objetivo de desmistificar a área de previdência complementar contou ainda com a participação de Denise Maidanchen, da Quanta Previdência Cooperativa, e de Murilo Aith, Sócio e Advogado da ABL Advogados.
Abordando temas como o aumento da expectativa de vida e a Economia Prateada, os convidados falaram sobre a necessidade de planejar o futuro financeiro e da importância do desenvolvimento de produtos e serviços focados no público 60+. “Parte da população mais velha precisa de serviços especiais, e a grande incógnita disso é que muitos prestadores de serviço ainda não perceberam claramente o tamanho dessa população e o poder aquisitivo dela”, afirmou Molina.
Hoje, uma pessoa com mais de 60 anos tem todas as possibilidades de permanecer ativa, com vitalidade para aproveitar todas as reservas que constituíram ao longo da vida. No entanto, 80% delas não estão satisfeitas com os produtos e serviços que consomem. “Esse grupo de idade mais velha tem uma participação no PIB imensa, ele tem mais poupança para gastar do que um jovem que está comprometido com a família”, completou.
O papo ainda abordou a importância de poupar individualmente para sustentar a longevidade, a necessidade de repensar o conceito de aposentadoria e a oportunidade de uma pessoa trabalhar enquanto tiver capacidade laboral – física e intelectual – e não somente até uma idade imposta pela sociedade.
A live está disponível na íntegra no YouTube, no canal JSantos Consultores Associados, e pode ser conferida por meio deste link.