Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation, seleciona oito startups latino-americanas 

As startups selecionadas receberão suporte personalizado para ampliar ainda mais suas soluções de tecnologia

Village Capital selecionou as oito startups que farão parte do programa de aceleração ‘ADAPT: Inovação Social para um Futuro mais Resiliente na América Latina’ para escalar suas soluções nas áreas de mudanças climáticas, saúde e mobilidade econômica. O ADAPT, lançado com o apoio da MetLife Foundation, é um programa acelerador que opera nos Estados Unidos e na América Latina.

O programa de aceleração ADAPT é impulsionado pelo foco em questões transversais ou interseccionais que afetam diretamente a capacidade de um indivíduo ou comunidade de alcançar resiliência e se adaptar aos desafios ambientais, sociais e econômicos contínuos.

A chamada foi focada no apoio a startups que atuam na resiliência da comunidade, incluindo a preparação para desastres naturais, preparação financeira e oportunidade econômica; e resiliência individual, incluindo saúde e bem-estar, trabalho e aprendizagem, e saúde financeira. Mais de 120 startups de 17 países da América Latina e Caribe se inscreveram para fazer parte da aceleradora.

O grupo final é composto pelas oito melhores startups de quatro países: Brasil, Chile, Guatemala e México, e 50% delas têm uma mulher como fundadora ou CEO. São elas:

  1. AInwater (Santiago, Chile) é uma plataforma que combina inteligência artificial com engenharia para controlar e otimizar o consumo de energia durante o tratamento de efluentes.
  2. Reciclapp (Santiago, Chile) opera uma plataforma que facilita o processo de reciclagem e promove a inclusão entre empresas, usuários e catadores.
  3. Isana Health Tech (Guanajuato, México) é uma farmácia digital que oferece preços mais baixos do que as farmácias regulares e uma API para integrar os clientes à sua clínica digital ou física.
  4. CITRUS (Querétaro, México) vende usinas de geração solar e oferece ‘Heat as a service’ onde os clientes pagam pela energia que consomem.
  5. Aquaservex (Santiago, Chile) oferece tecnologia que ajuda os edifícios a economizarem água que normalmente é desperdiçada pelas redes internas.
  6. Rokin (Santiago, Chile) trabalha com empresas para melhorar a saúde financeira de seus funcionários, oferecendo uma plataforma onde os usuários podem poupar e investir seu dinheiro em instrumentos seguros e de baixo risco, promovendo a educação financeira por meio da gamificação.
  7. Tu Consejería (Cidade de Guatemala, Guatemala) oferece uma ferramenta de comunicação acessível que inclui chat e vídeo, o que permite que comunidades carentes tenham acesso a apoio psicológico de profissionais de saúde mental.
  8. WeConnecta (Porto Alegre, Brasil) oferece uma plataforma digital de saúde com foco na saúde preventiva, promovendo o rastreamento e o diagnóstico precoce de doenças crônicas não transmissíveis entre seus usuários.

De outubro a dezembro de 2022, as startups selecionadas participarão de quatro workshops on-line e receberão orientação de colaboradores da MetLife, potenciais parceiros estratégicos, investidores, clientes e outros fundadores da América Latina e dos Estados Unidos. Além disso, os empreendedores realizarão sessões individuais com um analista de investimento para feedback e apoio. 

As duas empresas mais bem classificadas por seus pares receberão uma doação da MetLife Foundation de US$ 20 mil para serem investidos em suas operações locais.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS