Um empurrão para o seguro paramétrico

Miguel Ivan Lacerda de Oliveira será o mentor do desafio Seguro Paramétrico

O seguro paramétrico ganhou mais um empurrão para decolar no Brasil. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de seu Instituto, inaugurou o HUB CNA Digital e lançou um edital com cinco desafios para que empresas de tecnologia encontrem soluções que auxiliem os produtores rurais de todo o País. A iniciativa inédita do Sistema CNA/Senar terá duração de 12 meses e visa promover a digitalização do campo ao resolver problemas pontuais dos produtores rurais em cima de cinco desafios: Conectividade, Seguro Paramétrico, Rastreabilidade Animal, Crédito de Carbono e Comércio Eletrônico. 

O seguro paramétrico é um seguro feito sob medida para atender às necessidades específicas do negócio do cliente, protegendo os resultados do negócio de oscilações climáticas, não sendo preciso ocorrer o dano material para sua utilização. Miguel Ivan Lacerda de Oliveira será o mentor do desafio Seguro Paramétrico. Economista com mestrado em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás e doutorando em Bioenergia pela Universidade Estadual de Campinas, é atualmente é diretor do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, desenvolvendo produtos de mitigação de riscos associados à mudanças climáticas. Acredita que a agropecuária pode desempenhar um papel cada vez mais importante para o Brasil e para o mundo como estratégia de desenvolvimento econômico, social e ambiental.

A CNA vai financiar o desenvolvimento das soluções com o investimento de R$ 750 mil, sendo um ticket médio de até R$ 150 mil para as cinco empresas que serão selecionadas na primeira rodada. Além da estrutura física do HUB, as empresas selecionadas terão acesso a uma série de ações como o programa de educação para desenvolvimento das equipes (Passos para o Agro), possibilidade de visitas a feiras e eventos do setor, contato com especialistas do agro e acesso ao mercado. 

Cada desafio terá um mentor para contribuir com as empresas com esclarecimentos e informações sobre o setor. O desafio da Rastreabilidade Animal terá o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e pecuarista, Antônio Pitangui de Salvo. No da Conectividade Rural, será o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt. O diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O desafio Comércio Eletrônico terá o produtor rural Osvaldo Martins de Barros Filho como mentor e no desafio Crédito de Carbono será o coordenador de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro), Daniel Barcelos Vargas.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS