Seguro de carro apresenta queda em setembro, após 11 meses de alta consecutiva

Estudo realizado pela TEx, com base no dataset de maior abrangência nacional, traz novidades como gráfico com variações mensais e ranking dos carros mais cotados

Fonte: TEx

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de setembro do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto apresentou queda após 11 meses consecutivos de aumento, caindo de 6,6%, em agosto, para 6,5% em setembro. Mesmo com a redução, o índice apresenta aumento acumulado de 27,5% nos últimos 12 meses. Para baixar o IPSA completo acesse o link.

Para Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx, a tendência é que o IPSA siga estável ou com leve queda nos próximos meses de 2022. “A queda da sinistralidade das seguradoras nos últimos meses é decorrente do aumento dos preços do seguro e não da redução dos sinistros. Em São Paulo por exemplo, o roubo e furto no terceiro trimestre de 2022 aumentou 4,6% em relação ao trimestre anterior de acordo com a SSP/SP”.

Em relação ao IPSA por gênero é possível verificar que o índice seguiu a tendência do Índice geral, apresentando uma leve queda. “O sexo feminino caiu de 6,2%, agosto, para 6,1%, setembro. Já o masculino passou de 6,8% para 6,7%”, explica o executivo.

Dados regionais – A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. Neste mês, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) segue com a maior taxa, sendo 47% superior na comparação à Região Metropolitana de Belém (PA).

Especificamente na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Norte é 70,8% superior à região central. Já na capital fluminense, a Zona Norte segue com o maior índice, sendo 80,4% maior na comparação com a Zona Sul do Rio de Janeiro.

Já em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix segue na liderança com 6,4% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,8%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 31,8% do total de automóveis cotados no mês de setembro.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS