Marcas tradicionais do setor de finanças mais uma vez reafirmaram sua liderança no Top of Mind. A competição tem ficado acirrada em algumas categorias. Em seguros, apesar da competitividade, a Porto ainda reina. Segundo a Folha, Porto, com 10%, e Bradesco Seguros, com 8%, dividem a vitória na categoria. Tecnicamente empatadas, dada a margem de erro, elas permanecem na liderança pelo desempate, o awareness: cada uma registrou 13% das menções. A pesquisa mostra que só 20% declararam ter algum tipo de seguro.
Em abril, a antiga Porto Seguro anunciou a mudança de nome da empresa para Porto e seu desmembramento em Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. O objetivo foi dar visibilidade aos diferentes negócios, com marcas distintas para cada segmento.
A Porto Saúde patrocinou o Rock in Rio e fez uma campanha em parceria com Osgêmeos e empreendedores reais. Na área de seguros, deu-se mais foco ao produto para celulares, com investimentos direcionados a influenciadores digitais. No mais, ênfase na transformação digital e na experiência omnicanal, com o cliente escolhendo o canal que mais lhe convém. Atualmente, 44% dos acionamentos de serviço são realizados por WhatsApp.
Luiz Arruda, vice-presidente de marketing, clientes e dados da Porto, diz que a companhia tem indicadores trimestrais de sustentabilidade. Assim, procura medir eficiência energética e hídrica, redução de uso e reciclagem de recursos, e emissões de gases de estufa. Em 2021, veículos mais sustentáveis representaram cerca de 47,16% da distância percorrida em atendimentos.
Quais os motivos recentes que podem ter ajudado a Bradesco Seguros a continuar na dianteira? Na comunicação, o diretor de marketing Alexandre Nogueira ressalta campanhas como a “Amigo”, baseada na canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, “pensada para lembrar que o seguro também é o amigo certo nas horas incertas”.
Na área ambiental, o combate às mudanças climáticas é um pilar estratégico para o grupo, segundo Valdirene Secato, diretora de recursos humanos, ouvidoria e sustentabilidade. “O grupo neutralizou 100% das emissões de gases de efeito estufa decorrentes de atividades operacionais”, diz.