Se tem um assunto na pauta do dia de qualquer empresa ou pessoa é a saúde. E a razão é simples: todos querem ter acesso a serviços deste segmento da economia frente a longevidade que os avanços científicos proporcionam ao mundo. Vivendo mais, ter acesso à qualidade de vida é prioritário.
A pandemia assustou a todos do ponto de vista de saúde, física e mental, e hoje as pessoas dão total importância para acessar benefícios de bem-estar no geral, o que nos motiva a investir em soluções que democratizem o acesso ao cuidado da saúde. “Considerando a população estimada de 220 milhões de habitantes, há um imenso potencial para democratizar o acesso a saúde por meio de um programa de vantagens com serviços de assistências”, afirma Fabiano Sardá, responsável pela MAPFRE Assistência no Brasil.
Segundo um levantamento da consultoria de recrutamento Robert Half com 358 profissionais de empresas de diversos setores, a assistência médica é o benefício mais valorizado pela força de trabalho, seguido por vale refeição, assistência odontológica e auxílio combustível. Um destaque revelado na pesquisa é que as pessoas passaram a priorizam o atendimento psicológico e novos benefícios que vão além da cobertura prevista pelo plano de saúde.
De olho nesta realidade, a MAPFRE Assistência avança na proposta de valor ao cliente final de seus parceiros de negócios. Batizada de MiA (MAPFRE Intelligent Assistance), a plataforma incorpora serviços de prevenção, manutenção e melhoria da qualidade de vida do cliente e seus familiares e permite a gestão dos serviços de saúde de forma proativa. “O nosso propósito é levar saúde para todos de forma rápida a preços acessíveis”, garante Sardá.
Entre as assistências oferecidas estão: consulta médica por videochamada com clínico geral; ampla rede com preços acessíveis a clínicas, laboratórios, descontos na compra de medicamentos, além de um canal com especialistas como psicológicos, nutricionistas e professores de educação física. Uma novidade disponível é o serviço de reconhecimento facial para monitorar o bem-estar dos clientes com a inteligência artificial (IA) e com o cruzamento dos dados coletados.
Dentro do conceito de uberização, a plataforma também permite que o cliente encontre o profissional mais próximo, por geolocalização. Patrícia Ferreira, especialista de Inteligência de Mercado e Marketing da MAPFRE Assistência, conta que a assistência MiA Health pode atender todos os mercados, como o segurador, financeiro, varejo, utilities e afinidades. “Em medicamentos, por exemplo, negociamos diretamente com a indústria farmacêutica, o que chega a gerar descontos mais vantajosos do que o oferecido pelas farmácias e planos de saúde. Em alguns casos o desconto chega a 80%”.
Um levantamento da empresa nos atendimentos da telemedicina dos últimos quatro meses identificou que a maioria dos atendimentos de saúde são por problemas respiratórios, como Covid-19, gripe, tosse e dor de garganta. A companhia ressalta que 54% dos atendimentos são finalizados por um enfermeiro e 35% encaminhados para telemedicina, onde o médico pode prescrever a medicação para a queixa apresentada, solicitar exames e fornecer o atestado médico, se necessário. Os demais casos são direcionados para um pronto-socorro.
A MiA permite ainda a digitalização dos modelos de relacionamento com o parceiro e o cliente final. “Nossa plataforma é modulável e personalizável. Integramos nossas soluções com nossos clientes distribuidores num formato 360º. Nela, o cliente final tem uma experiência digital multicanal para gerenciar todas as suas assistências”, detalha Patrícia.
Fabiano Sardá conta que a MAPFRE Assistência optou por prestar serviços por meio de uma plataforma digital, uma vez que a experiência mostrou que os aplicativos têm baixo volume de download. “São páginas que se adaptam ao formato dos celulares, que podem ser personalizadas ao layout do cliente. Há a opção por usar a marca ‘bandeira branca’, com um custo mais acessível”, explica.
A MAPFRE Assistência, com história de mais de 30 anos, atua em 27 países atendendo diversas filiais do grupo segurador espanhol, seguradoras, instituições financeiras, montadoras e redes de varejo com mais de 83 soluções de serviços digitais. No Brasil, atua com mais de 15 milhões de consumidores e registra cerca de 400 mil atendimentos por ano. Em 2021, foram mais de 14 mil provedores credenciados em mais de 3,3 mil municípios atendidos, sendo que cerca de 80% dos acionamentos se realizaram de forma automática.