Outubro é um mês repleto de comemorações e homenagens aos profissionais do setor de seguros. Na última quarta-feira, dia 12, e nesta segunda-feira, dia 17, são celebrados respectivamente o Dia do Corretor de Seguros e o Dia do Securitário. Esses dois profissionais são responsáveis por contribuir para que o consumidor faça suas melhores escolhas em relação à proteção de vida, saúde e patrimônio.
As comemorações do Dia do Corretor de Seguros surgiram durante o I Encontro Mundial dos Corretores de Seguros, realizado na Argentina, em 1970, com o objetivo de homenagear a categoria de profissionais que cumpre uma missão de extrema relevância para toda a sociedade, amparando e protegendo pessoas e garantindo a continuidade dos negócios.
Já o Dia do Securitário, comemorado na terceira segunda-feira de outubro, é uma data reconhecida como um dia de repouso remunerado e computado no tempo de serviço dos trabalhadores do setor de seguros. É uma forma de homenagear cada profissional das mais diferentes ocupações exercidas em seguros, previdência e capitalização, que atuam na reparação contra imprevistos ocorridos e pela garantia do futuro de seus clientes.
Atualmente, o setor de seguros brasileiro gera mais de 250 mil empregos diretos e indiretos, entre prestadores de serviços, corretores de seguros, securitários e demais profissionais da cadeia produtiva. O setor conta com cerca de 122 mil corretores de seguros espalhados por todo Brasil.