Fundación MAPFRE entrega bolsa-auxílio para adolescentes se formarem em Educação Física nas universidades

Projeto oferece qualificação profissional para jovens

Fonte: Mapfre

Para a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que apoia iniciativas com grande potencial de impacto social, a educação é um tema prioritário e transversal a todas as iniciativas que realiza. Com base nesta premissa, a entidade abraça a causa defendida pela Fundação Julita, participando de um projeto que visa a qualificação profissional de jovens em situação de risco social oferecendo formação voltada para o esporte educacional.

Como parte da causa, a Fundación fornece aporte financeiro para a entidade, que promove bolsas-auxílio para que adolescentes possam cursar universidades.  “Acreditamos que o investimento em programas e projetos sociais, como o Comunidade em Movimento da Fundação Julita, é um poderoso instrumento de inclusão para dar a oportunidade a estes adolescentes de transformarem a realidade em que estão inseridos”, explica Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Iniciado em 2017, o “Comunidade em Movimento” é um desdobramento do projeto “Jovens Monitores em Esporte”, responsável pela entrada de adolescentes em universidades. Para celebrar os resultados positivos já alcançados pelo projeto, a Fundação Julita está lançando um documentário ‘Comunidade em Movimento’ que será apresentado hoje, dia 13 de outubro, e contará com a presença de representantes da Fundación MAPFRE. O filme mostra pelas vozes dos participantes do projeto, as dificuldades que encontram no momento de cursar o ensino superior e como o projeto viabilizou o acesso a faculdade, favorecendo seu desenvolvimento profissional, trazendo benefícios para a comunidade como um todo.

O projeto

Para jovens em vulnerabilidade social, a bolsa-auxílio muitas vezes é fundamental para que possam dar continuidade à faculdade. Segundo a Fundação Julita, o projeto “Comunidade em Movimento” tem uma importância muito grande, pois valoriza o protagonismo juvenil, o senso comunitário, a construção de um projeto de vida e a multiplicação do conhecimento, além de estimular a prática dos valores do esporte educacional, como inclusão, socialização, cooperação e respeito às diferenças.

Incentivar o voluntariado e a participação comunitária são premissas do projeto, que nasceu da observação do aumento do número de jovens querendo praticar esportes. “Começamos a pensar em uma maneira desse jovem entrar na universidade, como projeto de vida, e acionamos uma rede de parceiros para subsidiar financeiramente o projeto. Assim, o adolescente pode devolver para a comunidade o benefício que recebeu, seja com monitoria esportiva ou projetos de iniciação científica voltados para as necessidades do território”, reforça Jânio de Oliveira, Gestor Geral da Fundação Julita.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS