Há um ano como head da Mercedes-Benz Corretora de Seguros, Cristina Rensi começa a colher os frutos da jornada quase obsessiva para oferecer a melhor opção de seguros para os clientes do grupo alemão. “Atendemos as redes de concessionárias, bem como o pacote de benefícios para funcionários e apólices de grandes riscos que protegem o dia a dia das fábricas e escritórios. Temos um trabalho intenso na análise de dados dos nossos clientes para refinarmos a jornada e agregar serviços e produtos que façam a diferença e fidelizem nosso público com a marca”, conta.
A corretora foi fundada em 1974 tem hoje 30 funcionários. Nasceu antes do Banco Mercedes-Benz no Brasil, que completou 25 anos. Atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e linha Sprinter) e de automóveis de passeio da marca Mercedes-Benz, sendo líder em financiamento em todos os segmentos de atuação. Boa parte das vendas de seguros aos clientes finais é fechada junto com o financiamento do veículo, que tem prazo médio de 5 anos. “As seguradoras tem muito interesse em nossos clientes pois termos uma carteira saudável e isso traz mais segurança para elas assumirem os riscos”, afirma.
A corretora registrou recorde em volume de prêmios em 2021, com R$ 184 milhões – crescimento de 9,5% em relação a 2020. Em 2022, a estimativa é crescer 10%, para R$ 200 milhões. Está perto. De janeiro a agosto deste ano, já contabilizou R$ 144 milhões.Durante a pandemia, o grupo registrou uma maior sinistralidade no seguro prestamista, principalmente por morte de clientes, compensada pela queda do mesmo índice em indenizações do seguro dos veículos por roubo e acidentes, uma vez que reduziram o uso com a restrição de circulação.
Cristina e sua equipe visitaram as parceiras de negócios para entender quais teriam interesse em atuar com startups para melhorar a jornada. A executiva conta que boa parte delas está pró-ativa para lançamentos de produtos e serviços. Uma das novidades vem da Liberty Seguros, que oferta seguro de garantia estendida para carros, lançou agora a venda deste produto para caminhões. “Ficamos animados com o interesse de todas. Desde em lançar produtos e serviços como em alterar detalhes no preenchimento de questionários, eliminando perguntas que já temos em nosso banco de dados. Ao ter uma boa entrega e atendimento, o cliente renova. E com isso mantemos nosso crescimento. Daí a grande importância de investirmos na nossa parceria com as seguradora e na tecnologia”, diz.
Com importante vivência em marketing em companhias do segmento aéreo e financeiro, Cristina ressalta a importância do atendimento. “Custa 7 vezes mais conquistar um cliente novo do que manter um dentro de casa”, comenta. E num mercado competitivo como está o de financiamento de veículos, ela sabe que aprimorar a jornada é uma prioridade. “Sabemos, por exemplo, que o cliente de caminhões prefere ser abordado para ter informações sobre a renovação do seguro depois das 17h, enquanto o cliente de automóvel tem mais disponibilidade pela manhã. Parece algo corriqueiro, mas traz uma grande diferença para os resultados de todos na cadeia. Certamente estamos apenas no começo e teremos muitas novidades em seguros ao longo de 2023”, finalizou.