Para contribuir com a mudança de percepção da sociedade sobre a contratação de seguros, a Austral Seguradora – especialista em soluções para grandes riscos corporativos – está lançando a campanha “Seguro é Estratégia”. A companhia incrementa sua comunicação, trazendo uma sequência de peças em suas redes sociais, buscando despertar nesse público a importância da contratação do seguro.
Para a responsável pelo Marketing da Austral, Maria Fernanda Pinheiro, a proposta é trazer conscientização sobre o valor da contratação do seguro, ampliando o conhecimento sobre o seu papel estratégico. “Queremos levar aos nossos clientes uma experiência cada vez mais personalizada e transparente. É uma forma de aproximação para fortalecer nossa relação, apoiando-os na compreensão das informações do que eles estão contratando.”.
A empresa pretende subverter a ótica sobre o valor do seguro. Desta forma, se aprofundou em entender a real motivação por trás da compra, o valor percebido pelos clientes e os motivadores envolvidos na decisão, tudo para trazer uma proposta mais assertiva de comunicação, gerando conexão e destacando o seguro como peça fundamental para a estratégia financeira de qualquer companhia.
Para definir a linha criativa da campanha, a Austral fez uma pesquisa qualitativa, entrevistando diversos gestores de risco. Quis conhecer e compreender como pensam esses profissionais, os gargalos que encontram durante o processo de contratação, as dificuldades que enfrentam no entendimento sobre as coberturas contratadas, fatores que influenciam sua tomada de decisão e o que, de fato, uma seguradora poderia fazer para apoiá-los na construção de argumentos.
“O propósito da Austral Seguradora é ampliar a sensação de segurança dos nossos clientes e, com a pesquisa, compreendemos que essa sensação está conectada ao nível de transparência e entendimento do que está sendo contratado. Seguro sempre foi visto como algo distante, difícil de ser compreendido, o que afeta diretamente na percepção de valor, então, é nosso papel promover essa mudança de mentalidade e reposicionar o seguro como a ferramenta estratégica de negócios que ele é.”, explica Maria Fernanda.
A campanha “Seguro é estratégia” quer ir além do conceito de seguro como proteção e posicioná-lo como uma das mais sólidas estratégias para a proteção ao fluxo de caixa, trazendo previsibilidade e liquidez. Trata-se de um grande aliado para preservar e aumentar a capacidade financeira da empresa, alavancando resultados, protegendo ativos e garantindo a continuidade das operações, em caso de imprevistos.
Impacto da campanha aos profissionais de gestão de risco
As peças colocam o gestor de risco como o grande embaixador da cultura do seguro nas companhias, já que o papel desse profissional é analisar os riscos para encontrar soluções de prevenção e mitigação. Esta comunicação planejada tem três etapas:
A primeira traz um amplo material com foco em dialogar com o gestor de risco. A segunda será a campanha propriamente dita, com a identidade visual da Austral Seguradora repaginada, mais dinâmica e simples para facilitar a comunicação, abordando o seguro a partir da perspectiva do risco.
Para a fase 3, a companhia organizou conteúdos divididos por linha de negócio, sinalizando a importância de se antecipar aos riscos e pensar no seguro como solução estratégica para diminuir a exposição em caso de imprevistos. Visando contribuir com a educação de todo o mercado, a Seguradora preparou materiais ricos sobre regulação de sinistros, contratos de resseguro e diversos conteúdos para facilitar o entendimento e desmistificar o seguro, tornando a compreensão mais acessível.