2022 tem sido um ano desafiador para o mundo. Assim também como para os corretores de seguros. “O endurecimento da aceitação de risco por parte das seguradoras aumentou muito o trabalho de colocação dos seguros dos nossos clientes, sem mencionar o realinhamento do prêmio imposto pelas seguradoras em algumas linhas especificas”, comenta Sofia Banuls Scatena, diretora comercial da Sanyuu Corretora de Seguros, uma corretora hoje independente, mas que nasceu como cativa da seguradora japonesa Mitsui Sumitomo.
Muitos resseguradores e investidores avaliam suas posições estratégicas ao contabilizarem perdas com a pandemia e segmentos com elevada sinistralidade. No Brasil, as perdas recordes no seguro rural assustaram os resseguradores, que já vinham buscando novos negócios com a estagnação de novos investimentos corporativos e governamentais. O resultado é elevação de taxas, de franquias e menor apetite pelos contratos, mesmo aqueles sem histórico de sinistros.
Diante de um cenário extremamente competitivo em seguro e em corretagem, a prioridade de 2023 da corretora Sanyuu é investir em pessoas para blindar atuais clientes e conquistar novos. “Investimos muito no desenvolvimento individual de cada colaborador. Definimos anualmente uma verba obrigatória que para esse desenvolvimento que pode ser desde cursos de idiomas até cursos para a Certificação de Corretor. No próximo ano aumentaremos esse valor em 50%”, contou a executiva. Segundo ela, a pandemia ajudou a valorizar ainda mais os colaboradores. “O esforço de todos para manter as operações foi muito importante. Hoje empoderamos mais os colaboradores, temos horários flexíveis, comemoramos todas as conquistas e o melhor de tudo, a idade média dos nossos colaboradores é de 30 anos.”
O investimento na equipe e em parceiras é recompensado. Com 80% das vendas em seguros dos segmentos de seguros gerais e riscos financeiros, a corretora treina seu departamento comercial em linhas especificas, o que garante um atendimento diferenciado. “Temos uma equipe muito ativa na captação de clientes, mas boa parte do nosso crescimento tem vindo por sermos indicados pelos nossos clientes a outras companhias”, conta. Outro orgulho, cita a executiva, é ter em carteira clientes com os quais trabalhamos desde a fundação da Sanyuu”. Outra fonte de crescimento vem das parcerias internacionais. “Fazemos parte de quatro redes internacionais de corretores que nos indicam clientes para atendimento de programas mundiais no Brasil”.
A Sanyuu foi fundada em 1969 para ser a corretora cativa da Mitsui Corporation no Brasil e em 2003, se tornou independente. Tem clientes em quase todos os segmentos da atividade econômica, localizados nos diversos estados brasileiros. Atualmente, a Sanyuu trabalha com 45 seguradoras e tem 39 colaboradores. Para ela, a sigla ESG, que se traduz em investimento em social, ambiental e governança, faz parte do dia a dia. “Além de cuidarmos da nossa equipe, investimos tempo e recursos em 13 instituições de caridade, impactando diretamente mais de 1 mil pessoas por ano. No próximo ano, aumentaremos essa verba em 30%”, finaliza a executiva que atua há 18 anos no mercado de seguros.