Seguros Unimed aportou, desde 2021, mais de R$ 130 milhões em inovação para alavancagem de negócios

Fonte: Unimed

A quarta revolução industrial chegou definitivamente ao mercado de seguros e tem feito as empresas do setor se reinventarem de maneira a oferecer soluções de automação para dentro e para fora das companhias, com o objetivo de melhorar o desempenho junto a corretores parceiros. 

A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, maior cooperativa de trabalho médico do mundo, tem investido fortemente em soluções tecnológicas como ferramenta de alavancagem de negócios. Desde 2021, já foram contabilizados mais de R$136 milhões destinados à inovação digital. “Enxergamos a seguradora como uma empresa de tecnologia que vende seguros e isso nos dá uma ampla margem para crescimento e inovação”, afirma Wilson Leal, diretor de Mercado e Tecnologia da empresa. 

A Companhia utiliza a sinergia entre as áreas comerciais, de tecnologia e de marketing para alavancar vendas nos cinco segmentos de atuação (Saúde, Odontologia, Vida, Previdência e Ramos Elementares). Por isso, criou, recentemente, a diretoria de Mercado e Tecnologia, a qual Leal está à frente, que visa agilizar soluções voltadas aos negócios e ao relacionamento com clientes, corretores e demais parceiros estratégicos. 

O executivo destaca frentes de atuação tecnológicas entre as mais importantes: APIs (Application Programming Interface), para trocar informações entre sistemas, RPA (Robotic Process Automation), para ganho de escala operacional e vendas, e omnicanalidade, para estar presente em diferentes plataformas, de forma a ter mais rapidez na prestação de serviços e melhorar a experiência do cliente. “Trabalhamos para desenvolver APIs para que seja possível fazer cotações e contratações com ‘apenas um click’, utilizando conexões que ligam as ferramentas dos parceiros às nossas, assegurando a sustentabilidade dos negócios, nacionalmente”, conta Leal.  

Wilson também chama a atenção para a integração entre os diversos canais de atendimento e a construção de um portal único, no qual parceiros e beneficiários terão toda a facilidade de interação com a Seguradora e acesso aos seus serviços, de maneira ágil e intuitiva. Para ele, as melhorias vão impulsionar as vendas da Companhia dentro do próprio Sistema Unimed, demais cooperativas e empresas do mercado.  

Em 2022, a empresa pretende investir R$149 milhões em tecnologia e projetos, com foco em novos negócios e na melhoria da experiência do cliente. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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