Seguradoras preparam cobertura de US$50 mi para carga de grãos da Ucrânia

Fonte: Reuters

O setor de seguros de Londres está se preparando para cobrir embarques de grãos e fertilizantes ucranianos por meio de um corredor seguro, viagens que podem precisar de até 50 milhões de dólares em cobertura por carga segurada, disseram fontes do setor nesta quarta-feira.

O mercado de seguros marítimos de Londres colocou a região do Mar Negro em sua lista de alto risco e os custos de seguro dispararam.

Para cada viagem, cada navio precisará de camadas separadas de cobertura, inclusive para a carga e para o próprio navio, conhecidas como cobertura de casco e maquinário. Um prêmio adicional também é cobrado pelos subscritores para entrar em tais áreas.

A seguradora Ascot, da Lloyd’s, e a corretora Marsh lançaram um mecanismo para comerciantes de grãos para fornecer até 50 milhões de dólares em cobertura de carga para cada viagem, disse o chefe global de transporte marítimo e de carga da Marsh, Marcus Baker.

“Tivemos algumas consultas nos últimos dois dias e esperamos que isso ganhe força”, disse ele à Reuters, acrescentando que 50 milhões de dólares são mais do que suficientes para a maioria dos embarques de grãos.

Embora existam questões a serem resolvidas relacionadas ao corredor e aos portos, ele disse: “O fato de termos isso em vigor significa que, quando algo acontecer, podemos nos mover”.

Baker se recusou a comentar sobre preços, mas disse que o sistema incluiria um “bônus sem sinistros” –um reembolso por uma viagem sem contratempos.

O primeiro navio de grãos a deixar um porto ucraniano desde que a Rússia invadiu em 24 de fevereiro, após um acordo intermediado por Ancara e as Nações Unidas, deve passar pelo Bósforo depois que a inspeção terminou nesta quarta-feira.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS