MAPFRE Assistência aprimora atendimento digital e serviços para aumentar sua fatia de mercado no Brasil

Com portfólio ampliado e digitalização, empresa avança em parceria com seguradoras, montadoras, varejo e instituições financeiras

Se tem um segmento do mercado segurador que está em verdadeira evidência e transformação é o de assistência 24 horas. A pandemia foi um divisor de águas para as empresas que atuam no Brasil. De um lado, os clientes passaram a valorizar mais os serviços que agregam valor, criando um vínculo de fidelização com as empresas. De outro, os contratos passaram a ser renegociados numa base mais madura, com muita tecnologia embarcada e valores mais calibrados diante do aumento dos custos impostos pela inflação. “Com serviços sendo um dos principais elos na relação de nossos clientes com o seu público final, investimos muito em tecnologia e hoje nos orgulhamos das soluções que entregamos aos nossos parceiros de negócios”, conta Fabiano Sardá, que está à frente da MAPFRE Assistência desde janeiro deste ano. 

O executivo retorna ao Brasil depois de uma temporada trabalhando nas unidades na Venezuela, Colômbia, Espanha e Uruguai. “Assumi a MAPFRE Assistência Brasil em janeiro e encontrei uma empresa reestruturada e consolidada. Somos hoje uma boutique de assistência, condição ‘sine qua non’ para acompanharmos as transformações de consumo do consumidor e da estratégia de nossos parceiros, onde o atendimento ao cliente é prioridade e não mais o formato e distribuição dos produtos. Estamos posicionados entre as cinco maiores do mercado e apostamos em um crescimento significativo em 2022 e 2023”, conta. 

A MAPFRE Assistência, com história de mais de 30 anos, atua em 27 países atendendo diversas filiais do grupo segurador espanhol, seguradoras, instituições financeiras, montadoras e redes de varejo com mais de 83 soluções de serviços digitais. No Brasil, atua com mais de 15 milhões de consumidores e registra cerca de 400mil atendimentos por ano. Em 2021, foram mais de 14 mil provedores credenciados em mais de 3,3 mil municípios atendidos, sendo que cerca de 80% dos acionamentos se realizaram de forma automática.

Com importantes investimentos em tecnologia para atender o cliente em qualquer canal de comunicação, Sardá afirma que uma das bandeiras de sua gestão é crescer com sustentabilidade. A pandemia evidenciou como as margens são pequenas e como é fácil perder dinheiro se a operação não estiver tecnicamente equilibrada”, disse. 

O segmento como um todo enfrentou problemas nos dois últimos anos, como a demora no atendimento aos clientes pela falta de prestadores, o que agilizou a mudança deste modelo de negócio. Muitos contratados pelas empresas de assistência sofreram com o lockdown imposto para a contenção da disseminação da pandemia, e partiram para outros negócios. Os que ficaram, enfrentam alta do custo de vida, especialmente do combustível, que só no segundo trimestre deste ano começou a ceder.

“Nosso propósito é encantar os clientes com boas assistências, preços acessíveis e um atendimento de excelência para retê-los e serem indicados por ele a outros, o que faz a jornada do cliente ser o nosso guia em todas as decisões. Nossa estratégia é oferecer uma solução 360º, que proporcione aumento do faturamento e da rentabilidade e maior taxa de retenção e de fidelização. Por isso, investimos em bons produtos, digitalização e em aprimorar a experiência do cliente”, afirma. 

A MAPFRE Assistência desenha uma solução sob medida para o atendimento de seus clientes finais. “Nossa plataforma tecnológica é modulável e personalizável com as características da empresa que nos contrata e na qual o cliente final tem uma experiência multicanal, onde pode gerenciar todas as suas assistências”. As assistências, antes basicamente voltadas a serviços ligados a mobilidade, hoje têm um leque bem mais amplo. 

Segundo o executivo, os atendimentos para residência, como serviços de manutenção doméstica e relacionados ao cuidado da saúde, tiveram uma explosão nos últimos dois anos, com destaque também aos serviços de assistência bike, pets e kids, sempre focados no cuidado da família e do bem. “Trabalhamos para fornecer ótimas experiências que geram impactos positivos e aumentam a percepção de valor do cliente”, diz. 

As pequenas e médias empresas também têm os serviços 24 horas, que agora vão muito além de chaveiros, vidraceiros, vigias, consertos de bens de linha branca, serviços de emergências, entre outros. A oferta de serviços para colaboradores de empresas também ganhou relevância. A telemedicina se consolidou como uma cobertura importante para os produtos, diante do Covid-19, e agora faz parte da grade de serviços ofertados por diversas empresas. 

“A MiA Heath é um exemplo prático da nossa proposta de valor para o cliente final”, cita. É uma plataforma que incorpora serviços de prevenção, manutenção e melhoria da qualidade de vida do cliente e seus familiares e permite a gestão dos serviços de saúde de forma proativa. Assim como descontos em medicamentos, preços acessíveis em clínicas e laboratórios e assistência funeral.

A novidade em assistência é a proteção digital, com serviços de manutenção e prevenção da infraestrutura das empresas, além dos cuidados com os colaboradores e o negócio. A MAPFRE Assistência oferece consultoria para a proteção do patrimônio digital, com análises de vulnerabilidades de rede, de IP, de web, serviço de segurança antivírus, localização de dispositivo, assistência especializada no local e monitoramento de dados. “Temos uma plataforma de cibersegurança que possibilita a recuperação de informações em caso de aparelhos ou equipamentos danificados”, detalha. 

Apesar da possibilidade dos atendimentos serem 100% digitais e da “uberização” do prestador, onde o cliente vê o prestador chegando para atendê-lo, o 0800 segue entre as diversas opções de atendimento. “O atendimento via robôs e WhatsApp cresce, mas, em alguns casos, as pessoas ainda necessitam falar com um humano”, comenta o executivo.  

A MAPFRE Assistência monitora diversos indicadores para fazer a gestão de risco do atendimento. Em feriados, por exemplo, quando a demanda de serviços aumenta, reforça sua estrutura. “Nos dias entre Natal e Ano Novo, Carnaval, Páscoa entre outros há estudos de logísticas para atuar em cidades estratégicas para garantir o atendimento de qualidade”, explica. 

“Acreditamos que o investimento em pessoas, tecnologia e processos é essencial para o posicionamento sólido de uma marca. Ancorados na marca MAPFRE, que tem reconhecimento global, ganhamos força e relevância em um mercado dinâmico como o de Assistências. Nossa modernização, marcada pelo uso massivo de tecnologia, é chave em nosso processo contínuo de crescimento”, finaliza Fabiano Sardá.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS