A Coover, uma das insurtech autorizadas a operar no sandbox regulatório da Susep (Superintendência de Seguros Privados), anuncia a chegada de Francisco Caiuby Vidigal Filho, conhecido no mercado como Kiko, como conselheiro consultivo, que adiciona à seguradora sua bagagem de mais de duas décadas no mercado de seguros, tendo sido CEO de empresas como a Sompo Seguros. Desde que deixou o cargo, o executivo tem se dedicado a diversos empreendimentos como consultor e como membro de conselhos, que vão desde este na Coover até a ONG Plan Intenation.
“A pandemia acentuou não só em mim, mas em todos, a necessidade da diversidade de conhecimento na vida profissional e também nos beneficiou com o convivência familiar”, disse em conversa com o Sonho Seguro o executivo de 50 anos, pai de quatro filhos. “O meu maior tem 24 anos e a menor 3. Poder participar mais da vida deles foi um dos sentimentos que me motivou a buscar novas qualificações e interesses profissionais. A mudança dos hábitos de consumo e da tecnologia revolucionaram a relação das pessoas com as marcas e isso também me agrada, pois me traz novidades e negócios no meu dia a dia como investidor anjo”, comentou.
Sua participação na Coover vem da aposta no mercado segurador. “A flexibilização das regras para que a tecnologia pudesse estar inserida nas seguradoras abriu novas frentes de negócios. Muitas vezes uma seguradora tradicional tem de manter o foco em seu negócio e perde algumas oportunidades. A entrada das insurtechs veio para agregar valor, uma vez que elas se dedicam a trazer soluções inovadoras para que novos produtos cheguem com mais agilidade aos consumidores. E isso tem impulsionado o crescimento do setor em muitas frentes e em muitos negócios. Assim como a entrada de fintechs no mercado financeiro revolucionou bancos e diversos produtos financeiros, o mesmo tem acontecido em seguros com a entrada das insurtechs”.
“A entrada das insurtechs veio para agregar valor, uma vez que elas se dedicam a trazer soluções inovadoras para que novos produtos cheguem com mais agilidade aos consumidores”, diz vidigal
A Coover está no Sandbox da Susep, com previsão de sair nos próximos meses. Até o momento, apenas duas insurtechs deixaram o do ambiente protegido do órgão regulador, de um total de 32 projetos. As empresas que recebem a autorização podem atuar, por até três anos, com menor custo regulatório e mais flexibilidade para inovar.
Planos de saúde para pets é a aposta da Coover, com a criação de uma plataforma digital que também vai oferecer assistências para os bichinhos. Trata-se de um segmento que aguça investidores diante do potencial de crescimento. A estimativa é de ter mais de 150 milhões de pets no país, cujos tutores não possuem opções de produtos securitários que os atendam plenamente. O setor de produtos, serviços e o comércio de animais de estimação projeta um crescimento de 14% em 2022 e um faturamento de R$ 58,9 bilhões – estimativas do Instituto Pet Brasil (IPB).
Em celular, a Coover atua como uma plataforma digital em parceria com a seguradora Zurich. “A aliança com a Coover é outro exemplo relacionado à transformação digital promovida pela companhia”, informou o diretor executivo de parcerias da Zurich, Luis Reis, em recente entrevista. “Aliás, com as novas alianças, a seguradora projeta um crescimento de 30% nos negócios do segmento de Bancassurance, impulsionado pelas vendas de seguros de auto, vida, residencial e acidentes pessoais (com serviços de telemedicina e proteção financeira, dentre outros)”, acrescentou.
Jó Beduschi, CEO da Coover, afirma ter sido a primeira startup do país a oferecer um seguro para smartphones com tecnologia própria de autovistoria, permitindo ao usuário realizar a contratação de qualquer lugar, usando apenas seu smartphone e tendo acesso à internet. Agora, a insurtech pretende aplicar aquilo que já funciona no seguro Coover para smartphones – também – aos seguros de saúde Pet.
Além de Kiko e – após sua última rodada de investimentos e novas alianças com stakeholders – a Coover ampliou seu quadro de dirigentes. “A Coover evidencia ainda mais o que nós acreditamos: a soma de conhecimentos é fundamental, sendo nossa maior força e diferencial. Por isso, buscamos absorver novas inteligências e experiências pensando no futuro”, afirma o CEO da Coover.
Kiko é formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), certificado pela Universidade da Pensilvânia (EUA) no Wharton Advanced Management Program e Conselheiro de Administração pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.