Fonte: MAG
Com mais de 80% dos seus colaboradores pertencentes a pelo menos um grupo minorizado, a MAG Seguros – seguradora especializada em vida e previdência com mais de 185 anos de atuação ininterrupta no Brasil – tem em sua pauta constante os temas de diversidade e inclusão.
Como forma de fortalecer esta cultura dentro da companhia, a MAG Seguros realiza discussões constantes sobre diversidade e inclusão. Em julho, o foco foi pessoas com deficiência (PCD). A colaboradora Marina Alexandrino, responsável pelo Plural, programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da companhia, teve uma conversa com os colaboradores Sandra Flores, auxiliar Administrativa em Caxias do Sul, e Liniker Santos, agente de Relacionamento, que atua na matriz, no Rio de Janeiro. Ambos são pessoas com deficiência – Sandra nasceu sem a mão esquerda e Liniker possui deficiência visual.
Durante a conversa, os três compartilharam suas histórias de vidas, dificuldades e necessidades, com o objetivo de informar e descrever suas vivências para todos os colaboradores – demonstrando que, às vezes, ações simples e pequenas adaptações transformam enormemente o dia a dia.
Liniker deu exemplos de ações concretas que encontrou na MAG desde o primeiro dia de trabalho. “Eu já comecei na empresa, dois anos atrás, com um monitor grande, maior do que o normal, para que não forçasse minha visão. Também recebi um teclado com as teclas claras e bastante visíveis”, explicou. Liniker ainda citou os corrimões adaptados da sede, que lhe dão mais segurança ao longo de todo o trajeto para seu escritório, localizado no último andar. Sandra também dividiu sua experiência: “A MAG tem contribuído muito com essas adaptações, dando sempre o melhor pra gente; no meu caso, um fone de ouvido, headset, é fundamental para o atendimento ao telefone”, contou.
Em relação ao acolhimento da equipe, Liniker contou que não existe uma diferenciação. “Eu me sinto parte de uma equipe, e a questão de eu ser uma pessoa com deficiência visual não me limita. As minhas metas e cobranças também são as mesmas, e o tratamento é muito igualitário. Isso é inclusivo”.
Opinião compartilhada também por Sandra. “É muito gratificante ter esse espaço para contar, até para as pessoas conhecerem que nosso dia a dia é mesmo de qualquer outro profissional”, afirmou ela sobre sua experiência. Para ambos, é importante que a visualização por todos seja realizada não de forma focada em suas deficiências, mas sim em seus pontos fortes, na entrega no trabalho e na realização das suas tarefas, tais como acontece com todos os outros colaboradores.
A ideia da MAG Seguros, com iniciativas e momentos de compartilhamento, é difundir as histórias e tornar cada vez mais o Plural de forma atuante. “A empresa ganha muito com esse olhar plural”. Qualquer tipo de diversidade torna as coisas mais criativas e inclusivas para todos – em todos nossos processos, projetos, produtos e serviços, é fácil de se notar que, todas as vezes em que pessoas multifacetadas examinaram o mesmo problema desde a fase de desenvolvimento, nossas respostas se tornaram claramente mais criativas e completas, inclusive para nossos clientes”, concluiu Marina.