CNseg: Focus antevê movimento sanfona da economia: alta em 2022; desaceleração em 2023

Fonte: CNseg

Com a tendência de crescimento da economia no segundo trimestre, cujos dados oficiais serão divulgados nesta quinta-feira (01/09), o mercado revisa para cima as projeções de avanço do PIB neste ano. Por outro lado, prevê uma desaceleração da taxa no próximo ano e há diversas razões para isso, relata o novo Boletim de Acompanhamento das Expectativas Econômicas (AEE), da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Tomando como base dados da Pesquisa Focus, o Boletim AEE destaca que a mediana das projeções para o crescimento do PIB em 2022 subiu de 2,02% para 2,10%. Contudo, apesar da melhoria do mercado de trabalho, das medidas para reduzir a inflação e dos programas de transferência de renda, o consenso é de que as medidas são pontuais e de efeitos distintos entre o curto e longo prazo. O resultado disso é que a projeção de crescimento continua a cair no próximo ano- a mais recente projeção recua de 0,39% para 0,37%- segundo a pesquisa Focus desta semana.

Sobre a inflação,  o Boletim AEE assinala que a divulgação do IPCA-15 de agosto mostrou uma deflação de 0,73%. Nesta semana, a mediana das projeções para o IPCA caiu para 6,7% em 2022 e para 5,3% no próximo ano. “Nesse cenário, as projeções de mercado para a Selic mantiveram-se estáveis por mais uma semana, em 13,75% para o final deste ano e 11% no final de 2023”, escreve o economista Pedro Simões, da CNseg. No plano externo, o Boletim AEE destaca o tom um pouco mais duro que o previsto pelo mercado em torno da disposição do FED de aprofundar o aperto m monetário nos EUA.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS