Bradesco Seguros lucra R$ 3,4 bilhões no 1o. semestre, alta de 49%

O grupo Bradesco Seguros registrou lucro líquido recorrente de R$ 3,4 bilhões no acumulado do ano (+49% vs. 1S21), com aumento do ROAE de 7,8% no 2T21 para atuais 20,9%. Vida e previdencia respondeu por R$ 1,2 bilhão (+177%), ramos elementares por R$ 1,1 bilhão (+4,2%), saúde por R$ 588 milhões (+25,4%) e capitalização por R$ 356 milhões (58,2%).

O resultado foi favorecido pela expansão do faturamento (+19% vs. 2T21 e 16% vs. 1S21), com evolução em todas as linhas de negócios, e do resultado financeiro (+185% vs. 2T21 e +71% vs. 1S21), influenciado pelo comportamento dos índices econômico-financeiros no período. Já o resultado das operações de seguros, previdência e capitalização apresentou crescimento de 135% no trimestre e 48% no semestre, superando o guidance estabelecido para o ano, de 18% a 23%.

As provisões técnicas cresceram 7%, atingindo R$ 308 bilhões – maior nível da série histórica, com destaque para os ramos de Saúde, Vida e Previdência – e os ativos financeiros evoluíram 3,6%, alcançando R$ 333 bilhões. Em indenizações e benefícios, foram pagos R$ 23 bilhões no primeiro semestre, dos quais R$ 860 milhões associados à Covid-19.

No trimestre, a Bradesco Seguros intensificou esforços para aprimorar a jornada do cliente na contratação de produtos e serviços, evoluindo sua estratégia de transformação digital. Dentre as inciativas, destaca-se a atualização do aplicativo Bradesco Seguros – que já registra mais de 12 milhões de downloads – com a incorporação de novas funções e evolução em usabilidade, em especial para os segurados dos segmentos de Dental e Vida. As vendas na modalidade digital cresceram 58% de janeiro a junho de 2022, alcançando R$ 1,1 bilhão, com aumento de 66% na quantidade dos itens distribuídos, que superaram 1,7 milhão.

Na Bradesco Saúde, o plano empresarial Bradesco Saúde Ideal, anteriormente disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, chegou a Brasília. Desenvolvido para atender desde grupos a partir de três pessoas até companhias de grande porte, o produto conta com 19 milprestadores em todo o Brasil, destacando-se pela flexibilidade, ao oferecer às empresas diferentes percentuais de coparticipação em consultas e exames. Vale mencionar, ainda, o lançamento do Clube+Saúde, plataforma que proporciona vantagens exclusivas aos beneficiários, como descontos e oportunidades em serviços e produtos.

Ainda com relação ao segmento de Saúde, o Grupo Bradesco Seguros, por meio da Atlântica Hospitais e Participações, uniu-se à Beneficência Portuguesa de São Paulo e ao Grupo Fleury para criar uma empresa dedicada a serviços de oncologia. O Grupo também chegou a 28 unidades da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, seguindo sua estratégia de expansão nacional.

No segmento de Previdência Privada, a Bradesco Vida e Previdência manteve a estratégia de evolução contínua em sua grade de produtos, com destaque para os fundos de gestoras renomadas no mercado. Atualmente, a empresa – que possui ao todo R$ 278 bilhões de reserva.

No ramo Vida, o seguro ‘Vida Viva Bradesco’, criado em 2021, conquistou a medalha de prata no Innovation in Insurance Awards 2022, concedido pela EFMA-Accenture aos produtos mais inovadores do mercado segurador no mundo. Oferecendo 17 coberturas e 12 assistências, o “Vida Viva Bradesco” representa a evolução de um desenho de produto pré- formatado para uma solução de benefícios completa e personalizável.

Em Ramos Elementares, a Bradesco Auto/RE investiu na segmentação voltada a equipamentos agrícolas para am pliar a contratação de apólices de seguro nesse nicho de mercado, com a incorporação de novas coberturas. Além disso, a companhia avançou na implantação da inteligência artificial para análise e regulação de sinistros de automóveis, com redução no tempo necessário para a liberação de reparos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS