Artigo: Humanização no atendimento: realidade na MAG Seguros

por Leonardo Secundo, diretor de Marketing Digital e Growth da MAG Seguros

Quem nunca passou por uma situação negativa quando entrou em contato com uma empresa para tirar dúvidas ou reclamar de um produto e/ou serviço?


Hoje, muito se fala da “humanização no atendimento”, que nada mais é do que um atendimento que trata o cliente com respeito e empatia e que, independentemente do canal, tenha suas necessidades colocadas em primeiro lugar.


Nós vivemos em uma era dos bots e muito se fala em inteligência artificial e esse é um ponto muito questionado quando falamos sobre a humanização no atendimento. Na minha opinião deveríamos nos importarmos bem mais com a humanização dos processos do que SOMENTE pensar em automatizar tudo.


É importante criar um ambiente em que o cliente se sinta compreendido, onde haja alguém em que possa confiar. E certamente é o que trazemos na cultura da MAG Seguros.


Para que isso seja possível, atuamos em quatro frentes fundamentais. A primeira delas é o investimento em treinamentos contínuos. As equipes precisam passar por capacitações, baseadas tanto nas informações dos produtos/serviços quanto na atenção com as pessoas que buscam solução.


É preciso também desenvolver uma referência de atendimento humanizado e baseado na necessidade do seu cliente. Ou seja, saudações onde o cliente é chamado pelo seu nome, tempo para ele contar o que está ocorrendo, adaptação da linguagem e tentar resolver problemas da melhor forma possível.


Outro ponto é ensinar a sua equipe criar relacionamento com o seu cliente. Afinal são eles que irão adquirir seus serviços/produtos ou indicá-los.


Por último, é importante ter funcionários que entendam que estarão atuando na empresa em uma posição estratégica com os demais funcionários: eles fazem parte do todo, se a empresa ganhar, ele ganha junto.


A ideia central é se dedicar e se comprometer em solucionar as demandas de forma célere, com leveza e humanização para melhor experiência dos clientes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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