MetLife comemora crescimento de 75% nas vendas no canal de parcerias no primeiro semestre de 2022

A meta para 2022 é de avançar 50% na venda dos produtos comercializados nos canais alternativos.

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo e do Brasil, comemora o investimento em tecnologia e inovação em produtos em grande estilo. “Fechamos o primeiro semestre em um ritmo bastante superior ao esperado, com um crescimento expressivo de 75% das vendas até junho no canal parcerias. A meta para 2022 é um crescimento de 50% no volume de produtos comercializados. Isso reflete a importância das parcerias e o potencial do nosso mercado”, informa o diretor comercial, Marcelo Tomei.

Em 2021, a seguradora registrou aumento de 70% no volume de vendas de seguros e planos odontológicos através de parcerias com bancos, assessorias de investimentos, redes de varejo e de veículos e também fintechs. Em vendas totais, incluindo todos os canais, a MetLife registrou crescimento de 56% em 2021, com prêmios de R$ 1,1 bilhão e 5,5 milhões de vidas protegidas. “Ultrapassamos a marca de 20 parceiros que comercializam nossos produtos e soluções – sejam eles planos odontológicos, seguro de vida, acidentes pessoais e seguro prestamista – e estamos crescendo ainda mais este ano”, afirmou o executivo em entrevista ao blog Sonho Seguro.

De acordo com o executivo, são quatro frentes que atraem os parceiros: desenvolvimento de programas de seguros exclusivos aos parceiros; integração simples e em tempo real; ter uma oferta abrangente, em canais diversos e complementares incluindo a venda presencial, por aplicativos digitais, via marketplace e telemarketing; e ter produtos aderentes para quem se preocupa em proteger suas finanças de imprevistos como doenças, acidentes e longevidade.  “Isso fortalece a nossa estratégia de democratizar os serviços financeiros e oferecer soluções que são essenciais para a vida das pessoas”, afirma.

Nos dois últimos anos, a MetLife anunciou diversas parcerias. A mais recente, fechada em março deste ano, foi com a AME Digital, onde o cliente pode contratar em poucos minutos, através do super app, um seguro de vida com mensalidade acessível – a partir de R$5,00 – e que conta com coberturas em caso de morte, invalidez, internação hospitalar e funeral. Tudo isso em um formato digital, que é intuitivo e customizado. “Nestes primeiros seis meses de 2022 comemoramos a expansão da parceria com o Itaú, a nova parceria com a Ame e temos ainda novos importantes projetos que iremos divulgar em breve ao mercado. Temos alcançado crescimento no volume de produtos comercializados em praticamente todos os parceiros”, cita.

O setor de seguro de vida é tido como um dos mais promissores dentro do mercado de seguros.”Sabemos que somente 15% das pessoas possuem a proteção de um seguro de vida no Brasil, o que é uma grande oportunidade. As parcerias são um canal estratégico para o crescimento da MetLife Brasil e principalmente para democratizar o acesso a proteção e ao planejamento financeiro. Estamos bastante entusiasmados e a expectativa é seguirmos em forte crescimento, possibilitando aos milhões de clientes destes parceiros o acesso aos produtos e soluções MetLife, de forma imediata, simples e digital, escolhendo as coberturas e benefícios adequados ao momento de vida”.

A pandemia conscientizou as pessoas sobre os riscos inerentes a vida. Tomei cita duas principais mudanças. Uma delas é a maior preocupação das pessoas com as proteções em vida, o que pode acontecer com qualquer um de nós no dia a dia. “Com isso tivemos um crescimento importante da contratação de coberturas que podem ser usadas em vida, como Doenças Graves, Internação Hospitalar, Invalidez para os casos de acidente além na nova cobertura de Proteção de Renda por Incapacidade que cobre até 68 doenças, incluindo doenças crônicas”, explica. Atualmente, a seguradora tem aproximadamente 70% dos seguros de vida individual contratados com este tipo de coberturas. Os maiores destaques são a Invalidez, presente em mais de 45% dos casos, Doenças Graves em 35% dos seguros e Internação Hospitalar em 21%

A outra mudança citada pelo executivo é a maior preocupação com a sucessão das Famílias e das Empresas, uma transformação na forma de agir das pessoas ultrapassando até algumas barreiras que sempre fizeram parte da cultura brasileira. Ele cita, para ilustrar, o recorde no Brasil de registro de testamentos, em 2021 foram mais de 32,8 mil testamentos registrados. Além disso o crescimento de 88,7% do número de inventários, comparado a média entre 2007 e 2020, um total de mais de 116.278.

De posse destes números, os canais de distribuição tem atuado desta forma ao abordar o planejamento financeiro e as pessoas passam a entender melhor o importante papel do seguro de vida. “O seguro de vida tem um papel fundamental neste processo, como não entra em inventário e a indenização não sofre a incidência de impostos, é uma ferramenta que ao ser contratada com planejamento e avaliação do patrimônio das famílias e das empresas, viabiliza o pagamento dos impostos e custos que fazem parte de todo o processo de inventário e de transmissão de bens e patrimônio”, argumenta Tomei.

A tecnologia embarcada é o pilar estratégico do crescimento com parceiros comerciais, principalmente porque cada um deles tem uma característica. O investimento da Metlife está na digitalização e simplificação dos processos-chave de todo o ecossistema, na integração com parceiros e canais, além da análise de dados com estudos estatísticos, no CRM voltado a modelos de propensão que envolvem análise de perfil de compra e de risco e também nos mais diversos canais de atendimento e relacionamento com o cliente, explica.

Nos últimos anos, a seguradora lançou a assinatura de propostas com reconhecimento facial e em 2022 a assinatura via token, ambos os processos em um formato 100% digital para viabilizar a contratação online e remota dos nossos seguros. As APIS (Interfaces de Programação de Aplicativos), que viabilizam a sincronização de dados em tempo real entre o servidor da seguradora com os aplicativos e sistemas dos parceiros também estão entre os investimentos mais pesados aportados. “Adotamos a análise automática de riscos, o que agiliza e dá mais qualidade à decisão da aceitação de propostas. De forma prática o que buscamos é que em segundos após a contratação dos nossos seguros os dados dos clientes estejam na MetLife”, acrescenta Tomei. 

Para ele, esses fatores têm sido fundamentais para viabilizar a transformação na experiência dos clientes e trazer valor aos parceiros.  “Vamos crescer com nossos parceiros graças a diversidade de produtos, canais, tecnologia e inovação. Um maior acesso das pessoas aos seguros e por consequência uma maior proteção em relação ao futuro, a segurança da família e dos seus negócios”, finaliza Marcelo Tomei.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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