Os prêmios da indústria continuaram a crescer no 1T22, com alta de 15%, após crescimento de 12% em 2021. Todos os segmentos registraram aumento, com os ramos de ramos elementares apresentando o maior crescimento de aproximadamente 22% em relação ao 1T21. O crescimento contínuo dos prêmios reflete, em parte, sinais de atividade econômica, reajustes de preços devido à inflação e maior conscientização do público para o seguro de vida devido à pandemia, traz a Fitch em seu mais recente relatório sobre o seguro de seguros.
O PIB brasileiro cresceu 1,0% no 1T22, na comparação com os três meses anteriores, registrando aumento pelo segundo trimestre consecutivo. Isso se deve principalmente ao crescimento do setor de serviços. A inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumentou 1,62% em março de 2022 e atingiu 11,3% em 12 meses, mais de três vezes a meta do governo para o ano. Os principais indicadores de crédito do setor permaneceram adequados em março de 2022.
Os ROAEs aumentaram ligeiramente em relação a 2021, mas o índice permanece abaixo do período pré-pandemia. A capitalização e a liquidez do setor apresentaram uma ligeira deterioração, mas permaneceram adequadas. No entanto, apesar da folga de capital adequada, a qualidade dos investimentos continua a exercer pressão negativa sobre as seguradoras do país, dada a concentração dos investimentos em títulos soberanos.