Fonte: Association of British Insurance
Em uma mensagem de vídeo gravada exibida durante a Cúpula de Mudanças Climáticas da Association of British Insurance (ABI) desta semana, o príncipe Charles disse aos participantes: “Certamente não pode haver tópico de conversa mais importante para as seguradoras. E, como muitos de vocês já devem ter notado, há mais de 40 anos que venho tentando chamar atenção urgente para a aceleração das crises de mudança climática e perda de biodiversidade”, citou.
Charles lançou a Iniciativa de Mercados Sustentáveis no ano passado sob o mandato da Terra Carta, e em 2007 clamou para que a ABI estabelecesse o que no final se tornou o programa ClimateWise. “Sou imensamente grato à ABI e seus membros por serem um membro fundador e ativo do programa e por seu apoio a este projeto global.”
Foi no evento de quarta-feira que a ABI apresentou seu roteiro atualizado de mudanças climáticas, que o príncipe elogiou por sua excelência. “Só posso pedir a todos os indivíduos e todas as empresas deste setor que tomem medidas nas quatro áreas estabelecidas no excelente roteiro da própria ABI. Em primeiro lugar, comprometer-se com metas baseadas na ciência e publicar planos de transição. Segundo, usando seu enorme poder como investidores institucionais que poderiam acelerar a transição para formas renováveis de energia”, citou o principe.
Em terceiro, acrescenta Charles, as seguradoras devem condicionar os bilhões que gastam nas cadeias de suprimentos à ação positiva de todos os fornecedores. ‘E, finalmente, ajudar a sociedade a se adaptar – seja por meio da melhor reconstrução com materiais mais resistentes a inundações em residências ou peças de veículos sustentáveis ou inovando com produtos que lidam com as mudanças climáticas”. O príncipe Charles afirmou que a mudança climática só pode ser enfrentada por meio de ação coordenada e unificada, acrescentando que organizações como a ABI, devido aos seus poderes de convocação, são de vital importância.
“O setor de poupança e seguros de longo prazo está comprometido em desempenhar um papel central na corrida para o carbono zero, mas precisamos puxar o freio de mão”, declarou o chefe do Phoenix Group, Andy Briggs, que preside o comitê de mudança climática do conselho da ABI. “Não há tempo a perder para fazer as mudanças necessárias que podem desbloquear a oportunidade única na vida de impulsionar o investimento que pode reduzir as emissões e gerar crescimento em todo o país.
“Uma reforma significativa nas estruturas de investimento e no regime regulatório, incluindo Solvência II, é essencial para que nosso setor possa turbinar o investimento na infraestrutura verde de que precisamos urgentemente. Se conseguirmos implementar essas estruturas – apoiadas por melhores sistemas de planejamento, dados transparentes e políticas mais claras sobre mudanças climáticas – podemos colocar o pé no acelerador ainda mais.”
Foi destacado que o setor de seguros gerais e poupança de longo prazo do Reino Unido está fazendo progressos significativos na definição de metas transparentes de carbono zero e na adesão à campanha “corrida para zero” das Nações Unidas.
Mudanças climáticas? agora com a guerra da Russia todos esqueceram disso… estão queimando mais carvão do que nunca.