Instituto SulAmérica apoia casa de acolhimento LGBTI+ com teleconsultas psicológicas e médicas gratuitas 

Casa Miga, de Manaus (AM), poderá oferecer os atendimentos às pessoas acolhidas ao longo de todo o ano de 2022

Fonte: SulAmérica

O Instituto SulAmérica, em parceria com a startup de telemedicina Docway, apoiará a Casa Miga (Instagram: @casamigalgbt), que trabalha com o acolhimento a pessoas LGBTI+ em Manaus (AM), por meio de atendimento psicológico e médico virtual e gratuito ao longo de todo o ano de 2022. Atualmente, a Casa Miga abriga 12 residentes e trabalha com mais de 400 famílias, muitas delas refugiadas venezuelanas, oferecendo alimentação, apoio emocional, rodas de conversa, cursos profissionalizantes e orientações para regularização do nome social.  

“O propósito dessas organizações é acolher e ajudar pessoas LGBTI+ em situação de alta vulnerabilidade, muitas vezes vítimas de violência física, abuso sexual e rejeição da família. Nesse contexto, o cuidado da saúde, especialmente da saúde emocional, é não apenas um direito, mas uma necessidade urgente para muitas pessoas, e queremos facilitar o acesso para quem mais precisa”, comenta Luiz Pires, diretor executivo do Instituto SulAmérica. “Não podemos desconsiderar as dificuldades estruturais e de acesso enfrentadas por pessoas LGBTI+ no cuidado com a saúde, mas precisamos também fomentar e normalizar o diálogo sobre saúde emocional, combatendo estigmas e formando redes de apoio.” 

Uma pesquisa realizada pelo coletivo #VoteLGBT revelou um aumento de 16% na vulnerabilidade da população LGBTI+ no Brasil em 2020, durante a pandemia de COVID-19. Seis em cada dez pessoas sofreram diminuição de renda nesse período e mais de 55% relataram piora na condição de saúde mental, com um aumento de 8% dos casos de depressão grave. Além disso, somente em 2021, 316 pessoas LGBTI+ foram mortas de forma violenta no Brasil, um aumento de 33,33% em comparação ao ano anterior, segundo o Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS