Estrategista-chefe da MAG Investimentos destaca oportunidades para investimentos em renda fixa 

Fonte: MAG

As oportunidades e desafios nas classes de investimento de renda fixa e renda variável foram tema do 11º Seminário Gestão de Investimentos nas EFPC. A estrategista-chefe da MAG Investimentos, Patrícia Pereira explicou que a inflação global acelerou como resultado dos choques de oferta causados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a política de covid zero da China, em um contexto de forte aumento de demanda no pós-pandemia. 

Segundo Patrícia, as surpresas inflacionárias observadas nos últimos meses trouxeram um excelente retorno aos títulos indexados à inflação de curto prazo, medidos pelo índice IMAB-5, enquanto os papéis de longo prazo, medidos pelo índice IMA-B+, não alcançaram resultado positivo. 

Porém, em períodos de redução ou estabilidade da taxa Selic, a dinâmica se inverte, com os títulos de longo prazo indexados ao IPCA superando a rentabilidade dos mais curtos. 

Com a proximidade do final do ciclo de alta de juros, iniciado em março de 2021, e com a perspectiva de estabilidade da taxa Selic até o final do ano, e de queda em 2023, o cenário se mostra promissor para os títulos mais longos. O mercado prevê que a Selic chegue a 13,25% em 2022, e caia para 9,75% em 2023. 

¨Se há algo que aprendemos em períodos passados é que ciclos de estabilidade e queda de juros costumam ser bons para a posição em papéis indexados à inflação de mais longo prazo¨, comentou Patrícia. E a estrategista-chefe da MAG Investimentos acrescentou: ¨Então, fica a recomendação, dado que estamos no final do atual ciclo de alta de juros¨, reforçando que mesmo com a provável finalização, o BC deve manter uma postura vigilante em relação à inflação. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS