Setor segurador acompanha decisão do Copom para Selic na reunião de quarta-feira, 4 

"Como resposta à inflação mais alta, espera-se uma atuação também mais forte do Banco Central no atual ciclo de aumento da Selic", comenta o economista Pedro Simões

As expectativas compiladas no Relatório Focus, do Banco Central, continuam a apontar, de maneira geral, na direção esperada para os indicadores macroeconômicos em um País exportador de commodites, como o Brasil. “O choque nos preços das commodities pressiona os preços de alimentos e combustíveis, alimentando a inflação. Por outro lado, dado que somos exportadores de algumas dessas commodities, esse mesmo choque leva a ganhos nos termos de troca e valorização cambial, o que ajuda no controle da inflação, via repasse cambial e maior renda, associada às receitas dos exportadores”, comenta Pedro Simões, economista do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg.

No Relatório divulgado nesta segunda-feira, 2, a mediana das projeções para o crescimento da economia brasileira em 2022 voltou a subir, de 0,65% para 0,70%. Para 2023, o ponto-médio das expectativas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) manteve-se em 1,00%. Por outro lado, as projeções para inflação também subiram por mais uma semana: a mediana para o IPCA de 2022 subiu de 7,65% para 7,89%. Para 2023, de 4,00% para 4,10%. 

“Como resposta à inflação mais alta, espera-se uma atuação também mais forte do Banco Central no atual ciclo de aumento da Selic”, acrescenta o economista. Na quarta-feira será divulgada a decisão do Copom para a taxa básica de juros. O ponto-médio das expectativas manteve-se em 13,25% para 2022, mas subiu de 9,00% para 9,25% em 2023. No calendário de indicadores econômicos, destaque para o índice de confiança industrial, nesta segunda-feira, para a produção industrial de março, amanhã (03/05) e, principalmente, para as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos, esperadas para a quarta (05/05).

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas desta semana no portal da CNseg.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS