O grupo Bradesco Seguros divulgou lucro líquido de R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre de 2022, queda de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O ROAE ficou em 18,9%. O resultado das operações avançou 4,7%, para R$ 3,3 bilhões. As vendas totalizaram R$ 22 bilhões no primeiro trimestre de 2022, alta de 13,2% em relação ao mesmo período de 2021. Considerando-se apenas o mês de março, o faturamento cresceu 20,9%, frente ao registrado no mesmo período do ano passado.
Segundo release divulgado, houve evolução em todas as linhas de negócios: Vida e Previdência, 15,3%; Saúde e Dental, 7,8%; Auto e Ramos Elementares, 24,1%; e Capitalização, 19%. Já o resultado financeiro teve evolução de 15,7%, influenciado pelo comportamento dos índices econômico-financeiros, enquanto o resultado das operações de seguros, previdência e capitalização cresceu 4,7%. O grupo também destaca a melhora do Índice de Eficiência Administrativa da companhia, que ficou em 3,7%, uma das marcas mais favoráveis dos últimos anos.
Em indenizações e benefícios, foram pagos R$ 10,7 bilhões nos três primeiros meses de 2022 – evolução de 15,4% em relação ao mesmo período de 2021 -, dos quais R$ 512 milhões destinados exclusivamente a eventos relacionados à Covid-19, além de indenizações referentes aos Seguros de Vida e Habitacional.
Com a expansão e o aprimoramento dos canais digitais de comercialização, as vendas nessa modalidade cresceram 56% de janeiro a março de 2022, alcançando R$ 521 milhões (mais de 80% em Previdência Privada), com aumento de 77% na quantidade dos itens distribuídos, que superaram 750 mil.
Decorridos dois anos desde a declaração da pandemia da Covid-19 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Grupo Bradesco Saúde contabiliza uma série de iniciativas em prol de seus 3,8 milhões de beneficiários e da sociedade brasileira. Nesse período, até março de 2022, foram registrados cerca de 90 mil internações e 2,2 milhões de exames PCR, e pagos R$ 6,2 bilhões com internações e exames relacionados à Covid-19.
Com base no modelo de Atenção Primária à Saúde, a rede Meu Doutor Novamed ganhou 12 novas clínicas durante a pandemia, atingindo, nesse primeiro trimestre de 2022, um total de 27 unidades no país, com mais de 890 mil atendimentos realizados desde a sua criação, em 2015. Também merece destaque o plano Bradesco Saúde Ideal, que ultrapassou a casa dos 20 mil beneficiários em cerca de seis meses de operação.
No segmento de Previdência Privada, a Bradesco Vida e Previdência reforçou seu portfólio com o lançamento, no trimestre, de seis novas opções de produtos, visando atender à demanda por diversificação de ativos e gestores. Além disso, por meio de nova jornada no APP, ampliou os serviços e informações disponibilizados nos canais digitais.
No ramo Vida, o seguro ‘Vida Viva Bradesco’, criado em 2021 com o objetivo de acompanhar a evolução e as mudanças no planejamento financeiro do cliente, foi reconhecido pela EFMA-Accenture como Inovação Global em Seguros no mês de março de 2022, qualificando-se para a premiação anual promovida pela entidade. Na mesma linha de produtos voltados à proteção em vida, a empresa lançou o Novo Vida Segura Premiável, uma evolução em seguro de vida resgatável, com a menor carência de resgate do mercado segurador.
Em Seguro Auto, a Bradesco Auto/RE ampliou as coberturas para veículos de alto valor, incluindo a opção de reembolso, integral ou parcial, dos valores correspondentes a bens e itens pessoais deixados no interior do veículo, de acordo com a apólice contratada. No segmento de Ramos Elementares, foram lançadas novas segmentações para a cobertura de equipamentos, contemplando os setores de construção civil, indústria, comércio e agrícola, entre outros.
Já a Bradesco Capitalização teve como principais destaques o lançamento de produto concorrendo a prêmio, por sorteio, de mais de R$ 11 milhões – o maior da história da empresa -, o avanço nas parcerias da modalidade de incentivo, em especial com Veloe e Ágora Investimentos, e a realização de treinamento para toda a força de vendas, com foco em qualidade e transparência na relação com o cliente.