Europe Assistance apoia 11 projetos sociais em 2022

Um deles é o ‘Instituto Remo, Meu Rumo’, ONG que visa a recuperação de crianças e adolescentes com deficiência a partir da prática esportiva do remo e da canoagem

A Europ Assistance Brasil reserva uma parte do ganho para apoiar projetos sociais. Em 2022, 11 ações, selecionadas no final do ano passado, recebem cerca de R$ 1 milhão e todo o carinho e dedicação do time de uma das principais empresas de assistências 24 horas do Brasil. “Todos foram escolhidos com base nos três pilares que permeiam a agenda ESG da empresa: idosos, crianças e socialização de pessoas diferentes. Acreditamos que esses temas são vitais para termos uma sociedade mais inclusiva e que todas as empresas deveriam investir e participar com ações que fomentem maior engajamento”, comenta o vice-presidente Paulo Mártires.

Neste mês de abril o grupo, que tem como um de seus acionistas o Grupo Bradesco Seguros, reuniu jornalistas para apresentar um dos projetos: ‘Instituto Remo, Meu Rumo’. A ONG visa a recuperação de crianças e adolescentes com deficiência a partir da prática esportiva do remo e da canoagem. Este projeto conta com a expertise do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas e tem apoio do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) e da CEABS Serviços, além da da Europ Assistance Brasil, por meio da lei de incentivo ao esporte.

O objetivo do projeto, que atende mais de 150 crianças por semana, é viabilizar a prática da canoagem adaptada por jovens com deficiência e assim ajudar no desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças encaminhadas pelo IOT da HCFMUSP e pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A iniciativa envolve avaliação, acolhimento dos alunos e familiares, programação de atividades esportivas, prática do remo, alongamento, além de propiciar as vivências dos valores do esporte, como a disciplina, a determinação, a perseverança, o coleguismo, o trabalho em equipe e o equilíbrio.

Segundo a idealizadora do projeto, Patrícia Moreno Grangeiro, a ideia é fazer a transição do hospital para a raia olímpica da USP, usando o esporte como uma ferramenta de reabilitação, abrindo oportunidades para que esses jovens conheçam as práticas e ganhem força, equilíbrio, condicionamento, autoestima, habilidades sociais e sejam melhores cidadãos.

“Esse projeto está totalmente alinhado aos pilares de responsabilidade social e sustentabilidade da nossa empresa. Essa iniciativa vai de encontro aos nossos valores, que é o cuidado com as pessoas, e certamente será um dia especial para todos nós”, acrescenta Mártires ao blog Sonho Seguro.

Preocupados com o envelhecimento da população e alinhados a um segmento de atuação da empresa na prestação de serviços voltados ao publico 65+, a Europ Assistance Brasil apoia a Casa do Vovô, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e o Hospital do Amor, em Barretos, a maior instituição filantrópica do Brasil. “Em 2050 haverá duas vezes mais pessoas acima de 65 anos do que hoje. Os velhos serão mais numerosos do que os jovens entre 15 e 24 anos. É uma população que precisa de projetos sociais, de saúde e voltados para a economia desta faixa etária”, acrescenta o executivo.  

Abaixo em resumo os projetos apoiados pela companhia em 2022 através das Leis de Incentivo Fiscal:

Lei da Cultura – Rouanet

  1. Tom Brasil – Casa de shows em São Paulo recentemente mudou de nome para Tokio Marine Hall
  2. Espetáculo Chicago O Musical – Teatro Santander em São Paulo
  3. Teatro Claro – São Paulo e Rio de Janeiro
  4. Pack Cultural – Festival da Consciência Negra no Rio de Janeiro

Lei do Esporte

  1. Social Skate – Poá – SP – São oferecidas, de forma interdisciplinar, atividades voltadas ao esporte, educação, cultura e lazer. Público Alvo: crianças e adolescentes.
  2. Em Busca de uma estrela – São Paulo – “Peneira” – Treinamento com base na Metodologia Escola da Seleção Brasileira.

FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

  1. Projeto Voz Amiga –APAE Barueri/SP – A tecnologia assistiva do aplicativo faz a correção do tato imperfeito e o display eletrônico direciona a criança para pedir ou “falar” qualquer coisa que precisar, ajudando-a na solução de suas adaptações sociais por intermédio do tablet doado ao aluno.
  2. Hospital Pequeno Principe – Curitiba – PR – Possui mais de 100 anos e é o maior hospital pediátrico do Brasil. Centro de referência no qual se pratica, ensina e pesquisa o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes com câncer.

Lei do idoso

  1. Casa do vovô – Ribeirão Preto – SP – Com mais de 40 anos de experiência na proteção social de alta complexidade (abrigo institucional), a Casa do Vovô acolhe idosos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, residentes na cidade de Ribeirão Preto.
  2. Hospital do Amor – Barretos – SP – Instituição com 59 anos de história no atendimento gratuito a pacientes com câncer. Hospital de Amor acolhe o paciente integralmente, com alojamento, refeições, cursos de capacitações entre outros. Atendemos pacientes do Brasil inteiro, o que nos torna a maior obra filantrópica do país

PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica

  1. Projeto Luta pela vida – Uberlândia/MG – O Hospital do Câncer em Uberlândia é um centro de referência para o tratamento do câncer no interior de Minas Gerais, que oferece atendimento totalmente gratuito e de qualidade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS