A Europ Assistance Brasil reserva uma parte do ganho para apoiar projetos sociais. Em 2022, 11 ações, selecionadas no final do ano passado, recebem cerca de R$ 1 milhão e todo o carinho e dedicação do time de uma das principais empresas de assistências 24 horas do Brasil. “Todos foram escolhidos com base nos três pilares que permeiam a agenda ESG da empresa: idosos, crianças e socialização de pessoas diferentes. Acreditamos que esses temas são vitais para termos uma sociedade mais inclusiva e que todas as empresas deveriam investir e participar com ações que fomentem maior engajamento”, comenta o vice-presidente Paulo Mártires.
Neste mês de abril o grupo, que tem como um de seus acionistas o Grupo Bradesco Seguros, reuniu jornalistas para apresentar um dos projetos: ‘Instituto Remo, Meu Rumo’. A ONG visa a recuperação de crianças e adolescentes com deficiência a partir da prática esportiva do remo e da canoagem. Este projeto conta com a expertise do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas e tem apoio do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) e da CEABS Serviços, além da da Europ Assistance Brasil, por meio da lei de incentivo ao esporte.
O objetivo do projeto, que atende mais de 150 crianças por semana, é viabilizar a prática da canoagem adaptada por jovens com deficiência e assim ajudar no desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças encaminhadas pelo IOT da HCFMUSP e pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A iniciativa envolve avaliação, acolhimento dos alunos e familiares, programação de atividades esportivas, prática do remo, alongamento, além de propiciar as vivências dos valores do esporte, como a disciplina, a determinação, a perseverança, o coleguismo, o trabalho em equipe e o equilíbrio.
Segundo a idealizadora do projeto, Patrícia Moreno Grangeiro, a ideia é fazer a transição do hospital para a raia olímpica da USP, usando o esporte como uma ferramenta de reabilitação, abrindo oportunidades para que esses jovens conheçam as práticas e ganhem força, equilíbrio, condicionamento, autoestima, habilidades sociais e sejam melhores cidadãos.
“Esse projeto está totalmente alinhado aos pilares de responsabilidade social e sustentabilidade da nossa empresa. Essa iniciativa vai de encontro aos nossos valores, que é o cuidado com as pessoas, e certamente será um dia especial para todos nós”, acrescenta Mártires ao blog Sonho Seguro.
Preocupados com o envelhecimento da população e alinhados a um segmento de atuação da empresa na prestação de serviços voltados ao publico 65+, a Europ Assistance Brasil apoia a Casa do Vovô, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e o Hospital do Amor, em Barretos, a maior instituição filantrópica do Brasil. “Em 2050 haverá duas vezes mais pessoas acima de 65 anos do que hoje. Os velhos serão mais numerosos do que os jovens entre 15 e 24 anos. É uma população que precisa de projetos sociais, de saúde e voltados para a economia desta faixa etária”, acrescenta o executivo.
Abaixo em resumo os projetos apoiados pela companhia em 2022 através das Leis de Incentivo Fiscal:
Lei da Cultura – Rouanet
- Tom Brasil – Casa de shows em São Paulo recentemente mudou de nome para Tokio Marine Hall
- Espetáculo Chicago O Musical – Teatro Santander em São Paulo
- Teatro Claro – São Paulo e Rio de Janeiro
- Pack Cultural – Festival da Consciência Negra no Rio de Janeiro
Lei do Esporte
- Social Skate – Poá – SP – São oferecidas, de forma interdisciplinar, atividades voltadas ao esporte, educação, cultura e lazer. Público Alvo: crianças e adolescentes.
- Em Busca de uma estrela – São Paulo – “Peneira” – Treinamento com base na Metodologia Escola da Seleção Brasileira.
FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente
- Projeto Voz Amiga –APAE Barueri/SP – A tecnologia assistiva do aplicativo faz a correção do tato imperfeito e o display eletrônico direciona a criança para pedir ou “falar” qualquer coisa que precisar, ajudando-a na solução de suas adaptações sociais por intermédio do tablet doado ao aluno.
- Hospital Pequeno Principe – Curitiba – PR – Possui mais de 100 anos e é o maior hospital pediátrico do Brasil. Centro de referência no qual se pratica, ensina e pesquisa o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes com câncer.
Lei do idoso
- Casa do vovô – Ribeirão Preto – SP – Com mais de 40 anos de experiência na proteção social de alta complexidade (abrigo institucional), a Casa do Vovô acolhe idosos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, residentes na cidade de Ribeirão Preto.
- Hospital do Amor – Barretos – SP – Instituição com 59 anos de história no atendimento gratuito a pacientes com câncer. Hospital de Amor acolhe o paciente integralmente, com alojamento, refeições, cursos de capacitações entre outros. Atendemos pacientes do Brasil inteiro, o que nos torna a maior obra filantrópica do país
PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica
- Projeto Luta pela vida – Uberlândia/MG – O Hospital do Câncer em Uberlândia é um centro de referência para o tratamento do câncer no interior de Minas Gerais, que oferece atendimento totalmente gratuito e de qualidade.