Corretores e assessorias impulsionam negócios da seguradora Zurich no Brasil

Estes dois canais devem responder por mais de 30% do volume de negócios da seguradora neste ano, informam executivos em encontro com jornalistas

2022 é um ano em que a Zurich do Brasil tem foco estratégico no crescimento como uma seguradora multicanais e multiprodutos referência em qualidade ao corretor de seguros e assessorias, escritórios que fazem a intermediação de procedimentos operacionais e comerciais entre as seguradoras e corretores. Estes dois canais devem responder por mais de 30% do volume de negócios da seguradora neste ano. A estimativa é conquistar 12 novas assessorias, saindo dos atuais 50 para 62 até dezembro. 

Esta estratégia foi a pauta de encontro com jornalistas nesta manhã de terça-feira, 19. Marcio Benevides, diretor executivo de distribuição da Zurich, acompanhado de oito diretores regionais, afirmou que 2021 foi um ano desafiador e com crescimento. Entre os principais pontos destacados estavam o crescimento de 17,9% em vendas, principalmente em produtos empresariais, garantia, engenharia e patrimoniais, além da intensificação da atuação da seguradora em seguros de vida e de auto.

“Em 2022, a estratégia está fundamentada no relacionamento com corretores e assessorias, para que possamos abraçar o cliente como um todo, com várias soluções, seja ele pessoa física ou jurídica”, enfatizou o executivo. “Temos uma fatia muito expressiva para conquistar no mercado brasileiro e para isso investimentos na digitalização, com uma plataforma, que vem proporcionando uma experiência em produtos e em serviços que dão autonomia aos profissionais de vendas e agregam valor aos clientes”, afirmou Benevides. 

Atualmente, a seguradora opera com 27 filiais físicas, com diretorias comerciais dedicadas ao relacionamento com

mais de 50 assessorias parceiras, dando suporte a mais de 2 mil corretores. “Quando começamos a atuar fortemente com as Assessorias aumentamos nossa presença física de 10 para 19 estados brasileiros. Em complemento, intensificamos o trabalho junto ao pilar de Associações, apostando no potencial de crescimento do nosso produto vida e na infraestrutura tecnológica diferenciada que oferecemos com robustas ferramentas digitais de angariação”, revela.

Thales Amaral, diretor de associações, destacou a importância de ferramentas digitais neste nicho de negócios, que conta com mais 360 apólices com os de 380 mil segurados, com arrecadação de R$ 17 milhões por meio de desconto em folha de pagamento em órgãos federal, estaduais e municipais. Segundo ele, o ramo vida individual cresce consistentemente há 10 anos. Só em 2021, avançou 22% na Zurich. “A estratégia está em agregar mais coberturas ligadas a indenizações em vida, como telemedicina e doenças graves, além de assistências ligadas ao bem-estar e saúde. “Vem muita novidade por ai. Podem falar para os corretores e assessorias ficarem de olho em nossas redes”, comentou. 

Luiz Gasperi, superintende da Zurich com as assessorias, afirmou que por meio das assessorias foi possível aumentar a capilaridade e a presença nas cinco regiões do país, em especial em duas delas, nas quais a atuação presencial da seguradora era menor: Norte e Nordeste. Mas também conseguiu expandir a atuação nas demais, onde há espaço para crescer. “Com o estreitamento do relacionamento das Assessorias com os corretores atendidos, percebemos um aumento de 50% no volume de cotações em seguros de automóvel e 78% em vendas em todos os nossos produtos entre janeiro e dezembro de 2021”, comemora.

Alexandre Oliveira, responsável pela diretório regional de São Paulo capital, destacou que a filial registrou crescimento de 19% em vendas em 2021, comparado a 2020. Isso representa cerca de 20% do total de produção do canal de corretores, que dispõe de uma equipe especializada em corporate e varejo, além de 12 assessorias. “Somos reconhecidos no Corporativo, mas nosso foco é também crescer nos produtos voltados às pessoas físicas, notadamente auto, residencial e vida individual, maximizando a atividade comercial com efetiva entrada no Varejo, intensificando o relacionamento com os corretores atendidos pela nossa equipe e pelas Assessorias”. 

João Amato, responsável pela sucursal São Paulo Interior, responsável por 13% do total de vendas do Brasil, com 5 filiais físicas e sete assessorias. O grupo conta com gerentes mobile, onde a seguradora não tem estrutura física, mas tem gerentes que podem ser acessados remotamente. “No primeiro trimestre já crescemos 55%, o que mostra que nossa estratégia esta no caminho certo, que é ser relevante, de fato, para o corretor ter a companhia como uma das principais opções”, citou. O seguro de moto, cibernético, garantia e vida foram citados como os principais impulsionares deste crescimento das vendas. 

Cristiane Mello, responsável comercial em 18 estados (RJ, ES, N NE), atua no setor há 24 anos de mercado, sendo seis na Zurich. Conta com três filiais físicas, sendo Rio, Salvador e Recife, e 18 assessorias que fazem parte do projeto de expansão, com representatividade de 11% no total de prêmios emitidos pelo grupo. Ela destacou que há uma prioridade do grupo em ampliar a atuação com as assessorias, com treinamento e capacitação dos parceiros, para que a seguradora atue de forma mais próxima dos corretores. Em pessoas, o foco está em auto, vida e residencial. 

Luciano Silveira, responsável pela região Sul, com 9 filiais e 12 assessorias, com 23% das vendas totais do Brasil pelo canal corretor, sendo a agricultura, pecuária, indústria, comercio e serviços como os principais ramos de atuação. “As Assessorias serão o braço forte de expansão na nossa região. Por meio delas, levaremos a Zurich a uma quantidade superior de corretores, proporcionando maior abrangência geográfica de relacionamento”, afirmou.

Rogerio Gebin, responsável pela diretoria regional Minas Gerais e Centro Oeste, conta com 9 filiais, que representam 33% das vendas pelo canal corretor. Concentra mineradoras, industriais, comercio, serviços e agronegócios, com crescimento de 22% em vendas em 2021, comparado com 2020. “O que vai fazer a diferença daqui para frente é ajudar o corretor ser consultor de proteções diversas, financeira e de bens, para os clientes e não apenas um distribuidor de seguros”, afirmou. “O objetivo é trazer nossos corretores parceiros para dentro da Zurich, apoiando-os no desenvolvimento e no conhecimento das melhores soluções com as quais eles podem realizar a melhor assessoria de riscos ao cliente”.

Segundo Benevides,  essa frente visa a dar ainda mais robustez e participação à companhia no mercado segurador brasileiro. “Não queremos ser o maior e sim a melhor seguradora para nossos segurados. Nossa estratégia é crescer de forma sustentável. E isso está intrinsicamente ligado a ter um relacionamento claro com corretor e entrega de uma experiencia única aos clientes. E é assim que vamos consolidar a nossa marca no Brasil”, finalizou Benevides. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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