2022 é um ano em que a Zurich do Brasil tem foco estratégico no crescimento como uma seguradora multicanais e multiprodutos referência em qualidade ao corretor de seguros e assessorias, escritórios que fazem a intermediação de procedimentos operacionais e comerciais entre as seguradoras e corretores. Estes dois canais devem responder por mais de 30% do volume de negócios da seguradora neste ano. A estimativa é conquistar 12 novas assessorias, saindo dos atuais 50 para 62 até dezembro.
Esta estratégia foi a pauta de encontro com jornalistas nesta manhã de terça-feira, 19. Marcio Benevides, diretor executivo de distribuição da Zurich, acompanhado de oito diretores regionais, afirmou que 2021 foi um ano desafiador e com crescimento. Entre os principais pontos destacados estavam o crescimento de 17,9% em vendas, principalmente em produtos empresariais, garantia, engenharia e patrimoniais, além da intensificação da atuação da seguradora em seguros de vida e de auto.
“Em 2022, a estratégia está fundamentada no relacionamento com corretores e assessorias, para que possamos abraçar o cliente como um todo, com várias soluções, seja ele pessoa física ou jurídica”, enfatizou o executivo. “Temos uma fatia muito expressiva para conquistar no mercado brasileiro e para isso investimentos na digitalização, com uma plataforma, que vem proporcionando uma experiência em produtos e em serviços que dão autonomia aos profissionais de vendas e agregam valor aos clientes”, afirmou Benevides.
Atualmente, a seguradora opera com 27 filiais físicas, com diretorias comerciais dedicadas ao relacionamento com
mais de 50 assessorias parceiras, dando suporte a mais de 2 mil corretores. “Quando começamos a atuar fortemente com as Assessorias aumentamos nossa presença física de 10 para 19 estados brasileiros. Em complemento, intensificamos o trabalho junto ao pilar de Associações, apostando no potencial de crescimento do nosso produto vida e na infraestrutura tecnológica diferenciada que oferecemos com robustas ferramentas digitais de angariação”, revela.
Thales Amaral, diretor de associações, destacou a importância de ferramentas digitais neste nicho de negócios, que conta com mais 360 apólices com os de 380 mil segurados, com arrecadação de R$ 17 milhões por meio de desconto em folha de pagamento em órgãos federal, estaduais e municipais. Segundo ele, o ramo vida individual cresce consistentemente há 10 anos. Só em 2021, avançou 22% na Zurich. “A estratégia está em agregar mais coberturas ligadas a indenizações em vida, como telemedicina e doenças graves, além de assistências ligadas ao bem-estar e saúde. “Vem muita novidade por ai. Podem falar para os corretores e assessorias ficarem de olho em nossas redes”, comentou.
Luiz Gasperi, superintende da Zurich com as assessorias, afirmou que por meio das assessorias foi possível aumentar a capilaridade e a presença nas cinco regiões do país, em especial em duas delas, nas quais a atuação presencial da seguradora era menor: Norte e Nordeste. Mas também conseguiu expandir a atuação nas demais, onde há espaço para crescer. “Com o estreitamento do relacionamento das Assessorias com os corretores atendidos, percebemos um aumento de 50% no volume de cotações em seguros de automóvel e 78% em vendas em todos os nossos produtos entre janeiro e dezembro de 2021”, comemora.
Alexandre Oliveira, responsável pela diretório regional de São Paulo capital, destacou que a filial registrou crescimento de 19% em vendas em 2021, comparado a 2020. Isso representa cerca de 20% do total de produção do canal de corretores, que dispõe de uma equipe especializada em corporate e varejo, além de 12 assessorias. “Somos reconhecidos no Corporativo, mas nosso foco é também crescer nos produtos voltados às pessoas físicas, notadamente auto, residencial e vida individual, maximizando a atividade comercial com efetiva entrada no Varejo, intensificando o relacionamento com os corretores atendidos pela nossa equipe e pelas Assessorias”.
João Amato, responsável pela sucursal São Paulo Interior, responsável por 13% do total de vendas do Brasil, com 5 filiais físicas e sete assessorias. O grupo conta com gerentes mobile, onde a seguradora não tem estrutura física, mas tem gerentes que podem ser acessados remotamente. “No primeiro trimestre já crescemos 55%, o que mostra que nossa estratégia esta no caminho certo, que é ser relevante, de fato, para o corretor ter a companhia como uma das principais opções”, citou. O seguro de moto, cibernético, garantia e vida foram citados como os principais impulsionares deste crescimento das vendas.
Cristiane Mello, responsável comercial em 18 estados (RJ, ES, N NE), atua no setor há 24 anos de mercado, sendo seis na Zurich. Conta com três filiais físicas, sendo Rio, Salvador e Recife, e 18 assessorias que fazem parte do projeto de expansão, com representatividade de 11% no total de prêmios emitidos pelo grupo. Ela destacou que há uma prioridade do grupo em ampliar a atuação com as assessorias, com treinamento e capacitação dos parceiros, para que a seguradora atue de forma mais próxima dos corretores. Em pessoas, o foco está em auto, vida e residencial.
Luciano Silveira, responsável pela região Sul, com 9 filiais e 12 assessorias, com 23% das vendas totais do Brasil pelo canal corretor, sendo a agricultura, pecuária, indústria, comercio e serviços como os principais ramos de atuação. “As Assessorias serão o braço forte de expansão na nossa região. Por meio delas, levaremos a Zurich a uma quantidade superior de corretores, proporcionando maior abrangência geográfica de relacionamento”, afirmou.
Rogerio Gebin, responsável pela diretoria regional Minas Gerais e Centro Oeste, conta com 9 filiais, que representam 33% das vendas pelo canal corretor. Concentra mineradoras, industriais, comercio, serviços e agronegócios, com crescimento de 22% em vendas em 2021, comparado com 2020. “O que vai fazer a diferença daqui para frente é ajudar o corretor ser consultor de proteções diversas, financeira e de bens, para os clientes e não apenas um distribuidor de seguros”, afirmou. “O objetivo é trazer nossos corretores parceiros para dentro da Zurich, apoiando-os no desenvolvimento e no conhecimento das melhores soluções com as quais eles podem realizar a melhor assessoria de riscos ao cliente”.
Segundo Benevides, essa frente visa a dar ainda mais robustez e participação à companhia no mercado segurador brasileiro. “Não queremos ser o maior e sim a melhor seguradora para nossos segurados. Nossa estratégia é crescer de forma sustentável. E isso está intrinsicamente ligado a ter um relacionamento claro com corretor e entrega de uma experiencia única aos clientes. E é assim que vamos consolidar a nossa marca no Brasil”, finalizou Benevides.