Começou na segunda-feira (28.03) o 30° Festival de Teatro de Curitiba que comemora a sua 30ª edição em 2022 trazendo ainda mais diversidade em mostras, formatos e temas nesse momento especial de retomada das atividades culturais presenciais. Entre as empresas que integram o rol dos investidores em arte/cultura, a Sulamérica e a Junto Seguros representam o mercado segurador tornando possível a realização de mais este evento de projeção nacional.
A SulAmérica Cultural apresenta a Mostra Lúcia Camargo, uma homenagem permanente à memória da produtora cultural, professora e jornalista que perpetua sua importância na arte brasileira e na história do Festival. A programação pretende resgatar os 30 anos do evento, reunidos em 25 espetáculos com a participação de grandes companhias, diretores e atores que passaram pelos palcos curitibanos (https://festivaldecuritiba.com.br/eventos/mostra-lucia-camargo/).
A Junto Seguros apresenta a Mostra Festival na Rua, tradicional no Festival e que este ano irá transformar os espaços públicos levando arte para vários pontos da cidade. Serão 11 espaços que foram especialmente adaptados para receber as 130 apresentações previstas na edição (https://festivaldecuritiba.com.br/eventos/festival-na-rua/). Irão participar 60 companhias locais com o objetivo de estimular a economia criativa na região, por meio da contratação de artistas e fornecedores do município. O evento envolverá mais de 400 artistas e conta com cerca de 50 pessoas na organização.