Eu me comprometo e confio você. Se fizermos a parte que nos toca, seremos capazes de transformar o mundo. Esta responsabilidade, trazida por esta sucinta frase, permeia o plano estratégico 2022-2024 delineado pelo grupo MAPFRE, capitaneado por Antonio Huertas, há 10 anos no cargo e reeleito para novo mandato de quatro anos, apresentado nesta sexta-feira na Assembleia Geral de Acionistas 2022, realizada em Madri, Espanha.
“Esperamos que a crise internacional resultante da guerra na Ucrânia seja resolvida urgentemente a curto prazo, para que a paz retorne e com ela a recuperação econômica e possamos implantar todos os nossos projetos a médio e longo prazo. Devemos primeiro proteger pessoas e depois seguir em frente com tudo mais. É hora de colocarmos o “S” de Social, que é o mesmo que colocar o “P” de Pessoas, em primeiro lugar”, disse o CEO do maior grupo segurador da Espanha, que emprega 86 nacionalidades e cinco gerações.
Crescimento. Eficiência e Produtividade. Transformação. Esses são os três pilares do plano 2022-2024, que marca a filosofia da empresa. Crescer com lucratividade e com o cliente no centro da estratégia são compromissos em mercados core como Espanha, Brasil e Estados Unidos, além da unidade de resseguro. “Nos concentraremos em países com alto valor estratégico, potencial e de lucratividade, juntamente com as unidades de Global Risks e Assistência. Todas estão prontas para crescer, proporcionando receitas e lucros adequados, dado seu tamanho”, pontuou.
Para impulsionar o crescimento, a MAPFRE aposta no braço de inovação Open Innovation. A filosofia é simples: quanto mais fluida e dinâmica for a jornada dos clientes, mais a venda será impulsionada, o que atrairá muitos parceiros, expandindo assim os canais de distribuição com corretores de seguros, agentes, bancos, varejo, cooperativas entre outros.
A venda cruzada produtos e serviços tem grande potencial considerando o imenso banco de dados trabalhado pelas unidades digitalizadas. São 14 milhões de segurados em auto, 5 milhões em seguros residenciais, 3 milhões em saúde, 1 milhão de empresas seguradas e outras 2,2 mil clientes do braço Global Risks. A unidade de resseguros está em 130 países e a Assistência atendeu 3,6 milhões de chamados em 2021. Para fazer toda essa engrenagem rodar, 32 mil empregados, espalhados em 4,9 mil escritórios e 78 mil intermediários em vendas.
Em 2021, as receitas totais do grupo chegaram a 27,2 bilhões de euros, sendo 22,1 bilhões apenas em seguros. O lucro líquido avançou 45,3%, para 765 milhões de euros. A Espanha é o maior mercado do grupo, com 7,5 bilhões em prêmios, seguido pelo Brasil, com 3,3 bilhões numa parceria com o Banco do Brasil através da Brasilseg, e Estados Unidos, com 2,1 bilhões de euros.
Segundo o CEO, a transformação como um eixo transversal, que afeta todos os modelos de negócios, por meio da digitalização, é fundamental para se adaptar às demandas dos consumidores. “Nossa transformação nos ajudará a obter o crescimento desenhado no plano estratégico 2022-2024 em vendas entre 5% e 6% e de lucratividade, com ROE do triênio entre 9 e 10%. Além disso, prevemos manter a margem de solvência em torno de 200%, com uma margem de tolerância em torno de 25 pontos, manter o pay out acima de 50% e conter nosso índice de endividamento entre 23% e 25%”, detalhou. O compromisso do grupo é manter o índice combinado entre 94% e 95%, sem considerar aspectos extraordinários significativos ou graves eventos catastróficos.
Plano de sustentabilidade
O plano de sustentabilidade, divulgado na Assembleia de Acionistas, prevê ampliar a neutralidade de emissões para os principais países da MAPFRE no mundo em 2030. É meta não investir em empresas de carvão, gás e petróleo que não estejam comprometidas com um plano de transição energética, que permita manter o aquecimento em torno de 1,5 grau centígrado. A Mapfre Asset Management tinha sob gestão 57 bilhões de euros em 2021. “Como seguradoras, a partir da nossa atividade podemos ajudar os nossos clientes a avançar para atividades menos poluentes e por isso decidimos não investir ou segurar empresas de carvão, gás e petróleo que não estejam implementando um plano de transição energética”, disse o CEO.
A meta será incluída como parte da retribuição variável dos 250 principais diretores do grupo no mundo. “Se trabalharmos juntos par viver e trabalhar em um mundo mais inclusivo, mais solidário e mais justo, teremos um caminho muito mais fácil em direção a uma sociedade mais sustentável e equilibrada”, pontuou.
Na gestão de pessoas, o grupo deseja reduzir a desigualdade salarial de gênero até o final de 2024, com um limiar de tolerância de 1%, que é geralmente aceito em uma empresa do porte da MAPFRE. Huertas também deseja garantir que no final de 2024 pelo menos 90% da carteira de investimentos seja classificada como ESG.
Todos esses indicadores foram produzidos antes da eclosão da guerra na Ucrânia. O contexto atual voltou a ser de enorme incerteza, pelo que as referencias utilizadas para a inflação mundial, taxas de cambio e crescimento econômico e segurador podem sofrer uma elevada volatilidade. “Graças à intensa transformação da empresa e assim como enfrentamos a inesperada pandemia, não temos dúvidas de que, se necessário, voltaremos a agir rapidamente para proteger o negocio e adaptar nosso plano estratégico com flexibilidade para preservação do negocio e a proteção das pessoas”, afirmou.