A Alper Consultoria e Corretora de Seguros registrou lucro líquido de R$ 3,6 milhões no quarto trimestre de 2021 (4T21), revertendo prejuízo líquido de R$ 181 mil no quarto trimestre de 2020. O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado cresceu 149%, totalizando R$ 11,5 milhões. Já a margem Ebitda ajustado atingiu 24,2% no período, alta de 7,9 p.p. frente a margem registrada em 4T20.
A receita líquida atingiu o melhor resultado dos últimos 5 anos, fechando em R$ 47,7 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, alta de 67,8% na comparação com igual etapa de 2020. As despesas operacionais ajustadas somaram R$ 31,9 milhões no quarto trimestre do ano passado, elevação de 52,7% em relação ao mesmo trimestre de 2020.
“Estamos confiantes em nossa estratégia de crescimento orgânico e inorgânico, com a entrega de bons resultados e convictos de que 2022 será um ano transformacional para a Alper”, comentou o CEO Marcos Couto em comunicado. A corretora credita boa parte do bom resultado ao “benefício de créditos extemporâneos de aquisições realizadas ao longo de 2021”.
De acordo com o balanço, o resultado do crescimento natural do negócio avançou acima de 10%. Já o crescimento com via aquisições foi beneficiado por quatro aquisições em 2021, o que torna o ano passado um dos mais ativos em na história companhia.
E o fôlego para crescer em 2022 segue no mesmo ritmo. A primeira aquisição anunciada neste ano foi a Trade Vale Corretora de Seguros e Transportes, especializada no ramo de transportes. A operação está estimada em R$ 55,4 milhões e será submetida à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas (“AGE”). A operação faz parte da estratégia da Alper de ser uma companhia consolidadora, que sempre busca novas oportunidades para trazer conhecimento e expertise para a nossa operação”, afirma Couto.
Entre os destaques do balanço com aquisições estão uma corretora de resseguros e uma especializada em seguro rural. Em fevereiro, a Alper comprou uma concorrente especializada em transportes. Em 2022, tornar a plataforma de “healthtech” Dr. Alper um negócio independente é um dos alvos da estratégia. “O segmento de seguros se mostra muito resiliente e mostra que consegue crescer mesmo em tempos de crise”, finaliza o CEO.