A Qualicorp, maior administradora de planos de saúde por adesão, comunicou ao mercado que a gestora BlackRock adquiriu e passou a deter 18.347.007 ações ordinárias da companhia, representando aproximadamente 6,46% de seu total de ações emitidas, e 1.395.403 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações ordinárias com liquidação financeira, representando aproximadamente 0,49% do total de ações emitidas pela empresa.
Segundo a BlackRock, o objetivo das participações societárias mencionadas é estritamente de investimento e não foram celebrados quaisquer acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Qualicorp.
No dia 15 de março, a Qualicorp informou ao mercado que os fundos geridos pela 3G Radar alcançaram a participação de 28.483.100 ações ordinárias na empresa, o equivalente a 10,03% do total. Em 10 de dezembro, a 3G Radar detinha participação de 5,28% na Qualicorp.
Os movimentos mostram uma recuperação da corretora de planos de saude desde que foi anunciada a aquisição da SulAmerica pela Rede D’Or. Quando o negócio foi anunciado, no dia seguinte as ações da Qualicorp registraram queda de 15,94%.
Foi entao quando a Qualicorp divulgou comunicado informando que nos últimos dois anos, a Qualicorp construiu a maior plataforma de planos de saúde do Brasil, por meio de parcerias com mais de 100 operadoras e 700 produtos. “A Quali segue sendo uma ‘corporation’ [sem controlador definido e capital pulverizado], com diversos acionistas nacionais e internacionais”.