por Ricardo Lachac, executivo responsável pela América Latina na Earnix
Um relatório recente da McKinsey and Company destaca a necessidade de novas abordagens de precificação: “Como a precificação será o principal diferencial para a geração de valor de longo prazo em P&C, deve ser parte integrante da estratégia de resposta à COVID-19 de todas as seguradoras”.
Essa tendência mostra como estratégias inovadoras como otimização de preços e precificação dinâmica se tornarão essenciais à medida que as seguradoras buscam obter uma nova vantagem competitiva em 2022 e no futuro.
As seguradoras não podem mais confiar em processos manuais de precificação ou sistemas isolados que desperdiçam tempo, levam a erros e simplesmente não geram ofertas com preço otimizado que impulsionem a retenção e a lucratividade de clientes.
Em vez disso, elas precisam adotar soluções de precificação de ponta a ponta que ofereçam tudo o que precisam – automação, machine learning, algoritmos de autoaprendizagem, poderosos recursos analíticos e muito mais – tudo em uma única e intuitiva solução.
Essas soluções de preços de última geração podem ajudar as seguradoras a desenvolver e implantar estratégias e ofertas de otimização de preços altamente eficazes com base em precificação dinâmica. Com isso as seguradoras podem precificar produtos com base em diversos fatores, como demanda de mercado, limites de preços, resultados de retenção previstos e muito mais.
Por exemplo, as seguradoras podem tirar proveito de recursos avançados, como modelos de elasticidade de preço e modelos de curvas de projeção de lucratividade para tomar decisões baseadas em dados, maximizando os lucros e a retenção de clientes.
Esses recursos fornecem uma vantagem de leitura em relação aos mecanismos tradicionais de modelagem de risco e precificação que simplesmente não podiam fornecer insights tão detalhados e controle de modelagem e de mercado, deixando as seguradoras essencialmente fazerem o melhor palpite no momento de uma nova precificação, de um modo não científico. Com a capacidade de modelar vários cenários hipotéticos (“what-if”), as seguradoras podem determinar rapidamente o preço certo para maximizar o lucro e as renovações, fatores essenciais para aumentar a retenção de clientes, o valor a longo prazo e os lucros.
Nenhum desses cenários de precificação poderia ser alcançado com facilidade ou rapidez suficientes usando abordagens de precificação ultrapassadas. Mas agora, uma nova e poderosa tecnologia de precificação, como o Earnix Price-IT, permite que as seguradoras obtenham muito mais conhecimento e controle para alterar os preços com extrema rapidez.
Novas ofertas são baseadas em fatores reais de mercado, como comportamento do cliente, demanda e preços dos concorrentes. Essas soluções oferecem às seguradoras a precificação realmente orientada por dados e analíticos, permitindo que elas testem os resultados e criem novas ofertas que lhes dão a melhor chance de conquistar novos negócios. Elas podem até alinhar esses cenários com os KPIs mais críticos de sua organização, como a maximização de índices de renovação, conquistar novos negócios ou atingir as metas de lucratividade.