A Atos, empresa global que se dedica a transformação digital, fez parceria com a Tractable, que desenvolve Inteligência Artificial para acelerar o processo de regulação do pagamento de indenizações no segmento automotivo. O objetivo é ofertar para seguradoras conexões e infraestrutura desta parceria para acelerar todos os aspectos de uma reclamação de seguro de automóvel, ajudando a devolver os carros aos motoristas mais rapidamente do que era possível.
Globalmente, a Tractable trabalha com as principais seguradoras — incluindo Tokio Marine, MS&AD, Ageas e Covéa — e sua IA processa milhões de veículos e mais de US$ 2 bilhões em sinistros de automóveis e compras de veículos por ano. Por meio da tecnologia no First Notice of Loss (FNOL), as seguradoras podem preencher os sinistros de seguro para os segurados em até 3 minutos, ao invés de semanas.
“O setor automobilístico do Brasil oferece oportunidades incríveis para empresas que oferecem tecnologia de ponta e, com a parceria com a Atos, os benefícios da nossa IA líder de mercado estarão agora disponíveis em todo o País. Estamos ansiosos para trabalhar com seguradoras, reparadores, frotistas e montadoras brasileiras para tornar suas operações mais eficientes, ajudando-as a proporcionar uma melhor experiência para o motorista”, afirma Bruno Ferreira, CRO da Tractable.
Para Hemerson Mota, líder do mercado de Seguros na Atos, o Brasil está trabalhando para revolucionar o mercado financeiro e bancário por meio de inovações como o Pix e o Open-Finance (Open Banking e Open Insurance). Inclusive, uma das grandes tendências para os próximos anos é o Open Insurance, que tem como objetivo facilitar o acesso do consumidor a produtos e serviços de seguros. Com o crescimento da transformação digital no segmento, alguns processos e etapas do sinistro, por exemplo, que existem há décadas, podem se tornar mais eficientes, beneficiando toda a cadeia envolvida: seguradoras, oficinas e o consumidor.